Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileiros fazem apelo em vídeo por ajuda internacional no combate à covid

Vila Nova Cachoeirinha, o cemitério fechado para balanço por falta de covas - Edson Lopes Jr
Vila Nova Cachoeirinha, o cemitério fechado para balanço por falta de covas Imagem: Edson Lopes Jr

Do UOL, em São Paulo

14/04/2021 23h28

Um vídeo com cerca de três minutos de duração, e que conta com a participação de profissionais de saúde brasileiros, faz apelo em busca de ajuda internacional para o Brasil no combate à pandemia da covid-19. A iniciativa é do grupo denominado Unidos Contra o Colapso.

"A pandemia é global e exige união universal para ser controlada. Este é um apelo dos brasileiros aos líderes globais: precisamos de vacinas para vencer essa batalha. Compartilhe o vídeo, ajude a fazê-lo chegar mais longe. Ninguém merece ficar sem ar", diz o grupo, nas redes sociais. (Assista ao vídeo abaixo)

O vídeo é narrado sempre em inglês e mostra profissionais de diversas áreas relatando a situação dramática pelo qual o país ultrapassa, após pouco mais de um ano desde o início da pandemia.

"30% das mortes recentes de covid-19 foram registradas no Brasil", alerta o epidemiologista Pedro Hallal, que teve de assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC) por criticar a gestão de Jair Bolsonaro durante uma live transmitida pelas redes sociais da universidade, em janeiro. "[Precisamos] Unir todos os esforços para uma vacinação rápida e massiva", afirma Joyce Ribeiro, jornalista da TV Cultura.

Além de Hallal e Joyce, participam ainda do vídeo geneticista, infectologista, psicanalista, cardiologista, enfermeira e outros profissionais da saúde.