Topo

Esse conteúdo é antigo

Cajamar suspende aplicação de segunda dose da Coronavac por falta de vacina

Suspensão na aplicação de segundas doses ocorre por falta de vacinas, que são enviadas pelo governo estadual - iStock
Suspensão na aplicação de segundas doses ocorre por falta de vacinas, que são enviadas pelo governo estadual Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

22/04/2021 09h29Atualizada em 22/04/2021 10h59

A Prefeitura de Cajamar (SP) anunciou ontem a suspensão temporária da aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac devido a um atraso no envio de lotes, que é feito pelo governo estadual.

"Assim que o Governo de São Paulo restabelecer o envio das doses, a Secretaria de Saúde [do município] entrará em contato imediatamente com todas as pessoas que estão com a segunda dose pendente para fazer o agendamento", diz nota da prefeitura de Cajamar.

A aplicação de primeiras doses continua na cidade, com a etapa atual focando pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

O agendamento pode ser feito através do Tele Saúde de Cajamar, pelos telefones (11) 4447-1233 | (11) 4446-6330 | (11) 4446-6818 | (11) 99483-0881 | (11) 99465-4332 | (11) 98964-0716. Para realizar o cadastro, é preciso informar CPF, número da carteirinha do SUS e comprovante de endereço.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo informou que cumpre com seus compromissos e que o município deveria cobrar o Ministério da Saúde por mais doses da vacina contra a covid-19.

"A Prefeitura de Cajamar deveria cobrar o Ministério da Saúde por mais doses ao invés de concentrar a responsabilidade no Governo do Estado, que está cumprindo com seus compromissos. Tanto é que já destinou ao município 11.433 doses, e este registrou apenas 9.047 aplicações na plataforma VaciVida, o que evidencia um "saldo" de pelo menos 2.300 doses que deveriam ter sido administradas pelo município, a quem cabe tomar providências e trabalhar com transparência em relação ao consumo das grades enviadas", disse a secretaria em nota.

A pasta afirmou ainda que envia as doses aos municípios conforme o Ministério da Saúde as liberam para o estado.

"Todas as grades de vacinas são enviadas a cada região e cidade em tempo oportuno, em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose. As grades de distribuição levam em conta o público integral e são acompanhadas das recomendações para aplicação", disse.

Instituto Butantan retoma produção de vacina

O Instituto Butantan retomou a produção da CoronaVac ontem, após a chegada de insumos da China. Com isso, o envase de mais cinco milhões de doses do imunizante foi iniciado ontem.

Segundo Dimas Covas, diretor do Butantan, o atraso do insumo ocorreu por burocracia. "A produção do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) [na China] está pronta. Estamos aguardando o desembaraço de documentação, não temos nenhum motivo para pensar diferente disso", declarou, em coletiva de imprensa no dia em que foi anunciada a paralisação temporária na produção do imunizante.

Com o atraso na entrega da remessa do IFA, que deveria ter pousado no Brasil no final de março, o Butantan só vai conseguir completar a entrega das 46 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde até 10 de maio. Antes, previa-se fornecer o produto até o fim de abril.