Topo

Esse conteúdo é antigo

RS: Governo coloca todo o estado em bandeira vermelha e vai alterar modelo

Eduardo Leite defendeu que volta às aulas presenciais deve acontecer urgentemente - Reprodução
Eduardo Leite defendeu que volta às aulas presenciais deve acontecer urgentemente Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/04/2021 18h45

O governo do Rio Grande do Sul colocou hoje todas as regiões do estado em bandeira vermelha. O governador Eduardo Leite (PSDB) informou que as regras do modelo de distanciamento adotados por conta da pandemia de covid-19 serão alteradas para que as aulas presenciais possam ser retomadas.

O estado estava em bandeira preta, a mais restritiva, há nove semanas. A nova classificação valerá pelo menos até o dia 10 de maio.

O principal motivo para esta alteração nas regras das bandeiras foi a decisão do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), que negou pedidos da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e do MP (Ministério Público) de liberar a retomada do ensino presencial mesmo na bandeira preta.

Segundo Eduardo Leite, a educação é atividade essencial e, especialmente nos anos iniciais, precisa ser retomada com urgência. "Nós queremos as nossas crianças voltando às aulas presenciais. Com cuidados, com protocolos, mas as aulas precisam ser presenciais", disse.

Com o reajuste nas classificações, a bandeira preta não deixará de existir no estado, mas ela passará a ser decretada apenas quando houver um crescimento na ocupação de leitos hospitalares por 14 dias seguidos. Da mesma forma, ela será desativada quando houver uma melhora neste indicador por 14 dias.

Até então, os parâmetros usados para determinar se uma região deveria estar em bandeira vermelha ou preta eram a quantidade de novas hospitalizações e, ao mesmo tempo, a capacidade hospitalar da macrorregião.

"Nosso modelo de distanciamento controlado foi pioneiro, mas nós nunca vendemos para a população como se fosse um modelo perfeito", disse Eduardo Leite justificando as alterações.

Sobre a demora no retorno das aulas presenciais, o governador pediu desculpas: "Independente de quem seja a culpa pela dificuldade no retorno às aulas, seja do Executivo ou do Judiciário, ambos são poderes do estado, e o estado deve um pedindo desculpas à população, que eu faço aqui."