Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidades de 17 estados suspendem vacinação da CoronaVac por falta de doses

Cidades de pelo menos 17 estados suspenderam a campanha de vacinação da CoronaVac por falta de doses; novos lotes começam a ser entregues hoje - IGOR DO VALE/ESTADÃO CONTEÚDO
Cidades de pelo menos 17 estados suspenderam a campanha de vacinação da CoronaVac por falta de doses; novos lotes começam a ser entregues hoje Imagem: IGOR DO VALE/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

29/04/2021 19h58Atualizada em 29/04/2021 19h58

Cidades de pelo menos 17 estados suspenderam nesta semana campanhas de vacinação da CoronaVac por falta de doses. O atraso na entrega de novos lotes do imunizante somada à orientação do Ministério da Saúde para adiantar as vacinas reservadas para a 2ª dose, levaram municípios de todo o Brasil a atrasarem seus cronogramas.

A suspensão acontece em cidades de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Na maioria das cidades, a campanha de vacinação contra a covid-19 segue com aplicação da vacina AstraZeneca/Oxford. Quem precisa tomar a 2ª dose da CoronaVac, entretanto, deve esperar a entrega de um novo lote de vacinas do Ministério da Saúde, o que deve acontecer nos próximos dias.

Hoje, a pasta disse que começa a enviar 104,8 mil doses da CoronaVac para os estados —que depois distribuem a quantidade correta para cada município. Amanhã (30), outras 420 mil doses da CoronaVac serão entregues ao Ministério da Saúde, o que promete desafogar as cidades que pausaram a campanha de imunização.

Onde falta estoque da CoronaVac

No Amapá, a capital Macapá e Santana, segunda maior cidade do estado, aguardam novos lotes da CoronaVac para prosseguir com a aplicação da 2ª dose da vacina. Em nota, a Prefeitura de Macapá ressaltou que "o breve adiamento para este recebimento não inviabiliza o ciclo de imunização dos indivíduos".

Em Santana, a prefeitura diz que o público mais afetado com a falta da CoronaVac são os idosos entre 60 e 65 anos, que ainda não completaram o esquema vacinal. Das 14.999 doses aplicadas na cidade, apenas 5.940 são da 2ª dose.

"Vale destacar que, [Santana foi] estimulada pelo próprio Ministério da Saúde, que orientou o uso das vacinas de 1ª dose para avançar na imunização do público prioritário, no intuito de ofertar maior proteção à população que se encontrava sem acesso à vacina", relembrou a prefeitura em comunicado.

A Prefeitura de Porto Velho, em Rondônia, também ressaltou que a Saúde "voltou atrás" após autorizar que estados e municípios aplicassem as vacinas armazenadas para 2ª dose. "A Semusa informa à população que, quem seria imunizado nesta semana com a vacina Coronavac, tão logo o município receba um nova remessa, este público será novamente convocado para a aplicação da 2ª dose".

A Prefeitura de Rondonópolis (MT) também relembrou a orientação do Ministério da Saúde e disse ter recebido apenas 790 doses da CoronaVac na última remessa.

O problema da falta de doses da CoronaVac é nacional e não local".
Trecho do comunicado da Prefeitura de Rondonópolis

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a prefeitura orienta aos que precisam tomar a 2ª dose que aguardem novo chamamento.

Na Bahia, a cidade de Vitória da Conquista informou hoje que a campanha de vacinação seria apenas para a 2ª dose da AstraZeneca/Oxford. Em Ilhéus, a orientação é para que as pessoas não procurem os pontos de vacinação e aguardem a chegada de nova remessa para a aplicação da 2ª dose da CoronaVac.

Na cidade de Visconde do Rio Branco, em Minas Gerais, a aplicação da 2ª dose para grupos prioritários também foi suspensa. Segundo o vice-prefeito da cidade, Dr. Miguel Slaibi, o município deveria receber nesta semana 1.760 doses, o que não aconteceu.

Na Paraíba, após 63 cidades suspenderem a oferta da dose de reforço, a Justiça determinou que o Ministério da Saúde enviasse 75 mil doses antecipadamente para retomar a campanha —decisão que foi cumprida.

Cidades do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco também atrasaram a aplicação da 2ª dose da vacina por falta de doses. Outros municípios que adiaram a campanha de vacinação foram Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR), Maceió (AL), Guarapari (ES), Natal (RN), Mossoró (RN) e Cajamar (SP).