Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes: Rio tem CoronaVac para aplicação da 2ª dose até o fim de semana

Prefeito Eduardo Paes garantiu aplicação da segunda dose da CoronaVac até o fim de semana - Divulgação/Prefeitura do Rio
Prefeito Eduardo Paes garantiu aplicação da segunda dose da CoronaVac até o fim de semana Imagem: Divulgação/Prefeitura do Rio

Rai Aquino

Colaboração para o UOL, no Rio

29/04/2021 10h39Atualizada em 29/04/2021 13h12

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM-RJ), disse hoje que a capital fluminense tem uma reserva técnica para aplicação da segunda dose da CoronaVac na população. De acordo com o prefeito, o estoque, no entanto, dura apenas até o fim de semana.

Tomamos o cuidado de ter reserva para a segunda dose. É óbvio que ela é uma reserva técnica (...) A gente tem sempre uma cobertura, uma gordura, que mesmo que haja um atraso, faz com que a gente não tenha que parar o processo de vacinação.
Eduardo Paes

A declaração foi feita em evento de inauguração de um posto de vacinação drive-thru na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

Atualmente, pelo menos 10 cidades do estado estão com o estoque da CoronaVac zerado. Diante da situação, Paes afirmou esperar que novas doses do imunizante cheguem à capital até segunda-feira (3).

Confirmando a chegada na segunda-feira, a gente segue normalmente com o processo de vacinação (...) Nossa lógica é o seguinte: chegou vacina, a gente quer aplicar. Quanto mais gente vacinar melhor
Eduardo Paes

Ontem, o governador João Doria (PSDB) anunciou que o Instituto Butantan vai antecipar para amanhã a entrega de 600 mil doses da CoronaVac para o Ministério da Saúde. A entrega estava prevista para segunda.

Já o Ministério da Saúde informou que vai distribuir a partir de hoje 5,1 milhões de doses das vacinas contra a covid-19 aos estados. Serão 5,1 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, que virão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 104,8 mil doses da CoronaVac, que não teve a origem divulgada.

Doses no limite

O secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a cidade tem poucas doses também da vacina da AstraZeneca, que está sendo usada principalmente para aplicação da primeira dose.

"A gente está no limite da primeira dose, da AstraZeneca, que chega amanhã", afirmou Soranz, sem especificar até quando durariam as doses que a cidade tem do imunizante produzido pela Fiocruz.

Além da aplicação da segunda dose de quem já foi vacinado, o Rio de Janeiro atualmente imuniza contra o novo coronavírus grupos prioritários; são eles:

  • Pessoas com comorbidades
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Trabalhadores da saúde, educação e serviços de limpeza urbana
  • Guardas municipais
  • Motoristas e cobradores de ônibus
  • Condutores de transporte escolar

A expectativa da prefeitura é vacinar 600 mil pessoas desses grupos prioritários.