Topo

Esse conteúdo é antigo

BH inicia vacinação contra covid para idosos de 60 anos na segunda-feira

Prefeitura de BH inicia vacinação de idosos com 60 anos na segunda - RICARDO MORAES/REUTERS
Prefeitura de BH inicia vacinação de idosos com 60 anos na segunda Imagem: RICARDO MORAES/REUTERS

Colaboração para o UOL

30/04/2021 17h54

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia, na próxima segunda-feira (3), a imunização de idosos de 60 anos - completos até dia 31 de maio. As doses utilizadas serão as da vacina Oxford/AstraZeneca.

Segundo a prefeitura, a expectativa é vacinar aproximadamente 36 mil pessoas deste grupo. A imunização acontece das 7h30 às 16h30 nos pontos fixos e também nos postos drive-thru, das 8h às 16h30. Os endereços estão disponíveis no portal da prefeitura.

Para ser vacinado é necessário levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Também é recomendado que o idoso leve apenas um acompanhante para evitar aglomerações.

Pessoas de 60 anos ou mais com mobilidade reduzida devem se cadastrar previamente neste link. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca é de 12 a 14 semanas.

A prefeitura informou que precisa que as novas remessas de vacinas sejam entregues pelo Ministério da Saúde para continuação da aplicação da segunda dose de CoronaVac das faixas etárias já contempladas. Idosos de 89 anos ou mais que foram imunizados com a vacina AstraZeneca podem tomar a segunda dose neste sábado.

Até o momento, 26,2% da população de BH foi vacinada com a primeira dose e 11,3% foi imunizada com as duas doses, de acordo com dados da prefeitura.

Pessoas com comorbidades

A Prefeitura de Belo Horizonte também abriu hoje o cadastro para pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades. Gestantes e puérperas também podem se cadastrar até a próxima segunda-feira. A data de início da vacinação, no entanto, ainda não foi divulgada pois depende da chegada da nova remessa.

Além desses grupos, também serão vacinadas pessoas com deficiência entre 55 e 59 anos que estejam cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), que não precisam de cadastro. Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal e pessoas com síndrome de Down, independentemente da idade, também estão incluídos.

Na segunda fase serão vacinados, por ordem de idade, pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades ou deficiência cadastradas no BPC, e gestantes sem comorbidades.

É necessário reunir documentos para comprovar a condição, como exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.