Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil atinge 31,8 milhões de vacinados contra covid, 15,02% da população

Mais de 31,8 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 - José Manoel Idalgo/Corinthians
Mais de 31,8 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 Imagem: José Manoel Idalgo/Corinthians

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/05/2021 20h05Atualizada em 01/05/2021 20h36

O Brasil chegou a 31,8 milhões de vacinados contra a covid-19 neste sábado (1º). Até o momento, 31.812.086 brasileiros receberam ao menos uma dose de vacina contra a doença, o equivalente a 15,02% da população. Os dados foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, a primeira dose de vacina foi aplicada em 144.740 pessoas no país. Outras 145.430 receberam a segunda dose no mesmo período. Os estados de Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e Sergipe não enviaram dados atualizados sobre a vacinação até o horário de fechamento do boletim do consórcio, às 20h

No total, 15.822.973 brasileiros receberam as duas doses de imunizante, conforme a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número equivale a somente 7,47% da população do país.

O Rio Grande do Sul continua como o estado que, proporcionalmente, mais aplicou a primeira dose da vacina em suas habitantes: 19,89% de sua população.

O estado de São Paulo lidera entre aqueles que, em termos percentuais, mais vacinaram com a segunda dose: 9,38% de seus habitantes.

Aplicação de doses da ButanVac em setembro é meta inviável

O início de distribuição da ButanVac para setembro, como quer o Instituto Butantan, é inviável, segundo especialistas entrevistados pelo UOL.

Sem nem ter iniciado os testes em humanos, a organização vinculada ao governo paulista teria de adiantar etapas para começar a entregar as doses nesse prazo, o que não é habitual da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Quando a ButanVac foi anunciada, em 26 de março, o governo de São Paulo previu o início da distribuição para julho. Agora, a produção foi realmente iniciada, e o cronograma, recalculado para setembro —desde que os testes clínicos da fase 1 e 2 sejam iniciados em maio, após aprovação dessa etapa pela Anvisa. No entanto, nem o protocolo para o início da pesquisa em humanos foi aprovado até agora.

"Quatro meses é um prazo muito curto, irreal, para obter os resultados de testes de qualquer vacina. É inviável. Você não tem só o tempo regulatório como uma série de etapas que necessariamente precisam ser preenchidas e não tem como diminuir", afirma o imunologista Gustavo Cabral, pesquisador da USP (Universidade de São Paulo).

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!