Topo

Esse conteúdo é antigo

Porto Alegre inicia uso da vacina da Pfizer e retoma 2ª dose da CoronaVac

Porto Alegre começa vacinação de pessoas com comorbidades - Getty Images/BBC News Brasil
Porto Alegre começa vacinação de pessoas com comorbidades Imagem: Getty Images/BBC News Brasil

Colaboração para o UOL

04/05/2021 17h36

A Prefeitura de Porto Alegre começou a aplicar hoje a vacina da Pfizer contra a covid-19. A cidade recebeu uma remessa de 32.760 doses e metade dela já foi distribuída para os pontos de vacinação.

O imunizante será utilizado para a primeira dose, conforme a ordem estabelecida para a campanha de vacinação. Sendo assim, estão incluídos neste grupo gestantes e puérperas com alguma comorbidade (acima de 18 anos); pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada (55 a 59 anos); pessoas vivendo com HIV (55 a 59 anos); pessoas com Síndrome de Down (acima de 18 anos); além do público em geral com 60 anos ou mais.

A partir de amanhã, o horário de atendimento será de 8h às 17h. Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados aqui. A segunda metade das doses da Pfizer será transferida, em ambiente refrigerado a -25ºC, para os ultrafrezers da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

As pessoas que tenham comorbidades devem apresentar, no momento da vacinação, um laudo médico descrevendo o problema de saúde, com cópia, que será retida pelo serviço de saúde. Para casos como hipertensão, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica ou asma, pode ser apresentada prescrição de medicamentos de uso contínuo.

Já as grávidas e puérperas podem levar a caderneta da gestante, que inclua informações sobre comorbidades. Pessoas com Síndrome de Down não necessitam de comprovação. Aqueles que vivem com HIV ou com Aids podem apresentar a guia de encaminhamento obtida em um serviço de saúde. Todas as pessoas devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Prefeitura inicia aplicação de 2ª dose da CoronaVac

A partir de amanhã, a cidade também vai retomar a aplicação da segunda dose da CoronaVac. Nesta etapa, serão vacinados exclusivamente pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio, e que tenham recebido a primeira dose no dia 8 de abril ou antes.

A imunização será realizada em quatro locais. O endereço e horário de atendimento de cada um deles pode ser consultado no site da prefeitura. Esses postos de imunização vão funcionar até sexta-feira (7). Para a vacinação é preciso apresentar o registro da primeira dose e um documento de identidade com CPF.

Os demais grupos serão contemplados quando forem disponibilizados novos lotes. Segundo informações da prefeitura, a vacina da AstraZeneca segue sendo aplicada em 32 unidades de saúde.