Topo

Esse conteúdo é antigo

Após vacina, mortes e internações entre idosos acima de 70 anos cai em MG

Dados apontam que, na segunda quinzena de janeiro deste ano, 25,1% das mortes registrados no território mineiro pelo coronavírus ocorreram entre pessoas de 80 a 89 anos. Já na segunda metade de abril, esse número caiu para 9,9% do total de ocorrências - RICARDO MORAES/REUTERS
Dados apontam que, na segunda quinzena de janeiro deste ano, 25,1% das mortes registrados no território mineiro pelo coronavírus ocorreram entre pessoas de 80 a 89 anos. Já na segunda metade de abril, esse número caiu para 9,9% do total de ocorrências Imagem: RICARDO MORAES/REUTERS

Colaboração para o UOL

04/05/2021 12h38

A taxa de óbitos e internações decorrentes da covid-19 entre a população com mais de 70 anos no estado de Minas Gerais apresentou queda após o início da campanha de imunização contra a doença há três meses. A constatação é da Secretarial Estadual de Saúde.

Dados apontam que, na segunda quinzena de janeiro deste ano, 25,1% das mortes registrados no território mineiro pelo coronavírus ocorreram entre pessoas de 80 a 89 anos. Já na segunda metade de abril, esse número caiu para 9,9% do total de ocorrências. Entre as pessoas acima de 90 anos, a redução foi de quase sete pontos percentuais, passando de 8,6% para 2%.

Na faixa etária entre 70 a 79 anos também é possível verificar uma redução: em janeiro, 29,5% do total de falecimentos eram de pessoas nesta faixa etária. Em abril, o número reduziu para 27,4%.

A coordenadora da Sala de Situação e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde secretaria, Eva Lídia Medeiros, avaliou o cenário.

"Durante 2020, as mortes de idosos se mantiveram no patamar de 25% a 30% de todos os óbitos por covid-19. Com o início da vacinação, esse número vem caindo", afirmou.


Internações

O número de idosos com mais de 70 anos que precisaram de UTI no estado também recuou. Na segunda quinzena de janeiro, 14,8% do total de internações em terapia intensiva eram de pessoas na faixa etária de 80 a 89 anos. Já em abril, este número foi para 6,9%.

Entre as pessoas de 70 a 79 anos, o percentual de internados caiu de 20,6%, em janeiro, para 15,9%, em abril. Já entre as pessoas acima de 90 anos, 5,1% estavam na UTI por covid-19 em janeiro; na última semana de abril esse índice passou para 1,7% do total, segundo Eva Lídia

"A vacina garante a segurança sanitária de toda a população. Os estudos científicos publicados até o momento comprovam que, após a segunda dose, a imunidade é alcançada, individual e coletivamente", garantiu.


Saem idosos, entram os jovens

Na faixa etária de 20 a 69 anos houve aumento na proporção dos óbitos e das internações em UTI por covid-19, em relação ao total de notificações no estado.

Na opinião de Eva Lídia, o aumento está atrelado a diminuição da porcentagem de casos e mortes entre pessoas de outras idades, quanto ao agravamento da doença em todo o país, causado pela introdução de novas variantes e pelo aumento expressivo da circulação de pessoas nos últimos meses.

"Os índices são justificados pelo impacto da cobertura vacinal nos grupos acima de 80 anos, bem como pelo aumento da incidência geral do número de casos, o que também influencia no aumento de internações causado por agravamento da covid-19", explicou.

Imunização

Até o momento, 3,3 milhões de mineiros já foram imunizados com a segunda dose, completando o esquema vacinal necessário para a proteção contra a doença. Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde 6.811.680 doses de vacinas.