Topo

Esse conteúdo é antigo

Pais estão relutantes em vacinar seus filhos contra a covid-19,diz pesquisa

Espera-se que a vacina Pfizer seja autorizada para crianças de 12 a 15 anos dentro de alguns dias - Szilard Koszticsak/EFE
Espera-se que a vacina Pfizer seja autorizada para crianças de 12 a 15 anos dentro de alguns dias Imagem: Szilard Koszticsak/EFE

Colaboração para o UOL

06/05/2021 11h09

De acordo com uma pesquisa publicada na edição de abril do Vaccine Monitor da Kaiser Family Foundation e divulgada pelo jornal americano The New York Times, a maioria dos pais está relutante em vacinar as crianças e adolescentes contra a covid-19.

Entre os pais entrevistados, 3 em cada 10 disseram que vacinariam seus filhos imediatamente e 26% disseram que gostariam de esperar para ver como a vacina estava funcionando. Proporcionalmente, 18% falaram que fariam isso apenas se a escola de uma criança exigisse, e 23% disseram que definitivamente não vacinariam seus filhos.

Espera-se que a vacina Pfizer seja autorizada para adolescentes de 12 a 15 anos dentro de alguns dias. A Agência de Saúde Pública do Canadá aprovou ontem (05) a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes de 12 a 15 anos de idade. O país é o primeiro do mundo a autorizar a vacinação com o imunizante nessa faixa etária. O aval atende a um pedido feito pela própria farmacêutica norte-americana em abril deste ano. Com a decisão, as províncias canadenses já podem começar a imunização desse público.

As respostas dos pais podem mudar com o tempo, dizem os especialistas. Assim como os adultos estavam muito mais relutantes no verão passado, quando a vacina ainda era um conceito, os pais entrevistados há várias semanas, quando a autorização iminente para crianças menores de 16 anos não havia sido amplamente discutida, também podem estar reagindo a uma situação hipotética em vez de uma realidade.

A pesquisa também mostrou que apenas 9% dos entrevistados adultos disseram que ainda não haviam levado a injeção, mas pretendiam fazê-lo. No geral, um pouco mais da metade dos entrevistados disseram ter recebido pelo menos uma dose da vacina.

"Estamos em um novo estágio de falar sobre a demanda por vacinas", disse Mollyann Brodie, vice-presidente executivo do Programa de Pesquisa de Opinião Pública e Pesquisa da Kaiser, em entrevista ao The New York Times. "Não haverá uma única estratégia para aumentar a demanda para todos os que sobraram. Haverá muitos esforços direcionados individualmente. As pessoas ainda em cima do muro têm barreiras logísticas, necessidades de informação e muitos ainda não sabem que são elegíveis. Cada estratégia pode levar um pequeno número de pessoas a serem vacinadas, mas todas juntas, isso pode importar muito. "

Segundo a pesquisa, a confiança na vacina da Johnson & Johnson sofreu um golpe significativo após a pausa de 10 dias na dispensação, enquanto as autoridades examinavam incidentes raros de coágulos sanguíneos com risco de vida em pessoas que a tomaram.

Enquanto 69% das pessoas disseram ter confiança na segurança das vacinas feitas pela Pfizer e Moderna, apenas 46% se sentiam confiantes sobre a segurança da vacina da Johnson & Johnson. Entre os adultos que não foram vacinados, um em cada cinco disse que a notícia sobre a injeção da Johnson & Johnson os fez mudar de ideia sobre a vacina covid-19.

Os resultados foram baseados em pesquisas por telefone com uma amostra nacionalmente representativa de 2.097 adultos de 15 a 29 de abril.