Topo

Esse conteúdo é antigo

SP começa a vacinar idosos e professores contra gripe amanhã

Na capital, a fim de evitar aglomerações e diferenciar os pontos da imunização contra covid, a prefeitura vai utilizar escolas do sistema para aplicar as doses - Getty Images
Na capital, a fim de evitar aglomerações e diferenciar os pontos da imunização contra covid, a prefeitura vai utilizar escolas do sistema para aplicar as doses Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

10/05/2021 15h59

A partir de amanhã, idosos e professores das redes pública e privada do estado de São Paulo podem se imunizar contra a gripe. De acordo com o governo paulista, a expectativa é vacinar 7,8 milhões pessoas. Integrantes da primeira etapa, formada por trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, que não tenha recebido a dose também podem garantir a proteção.

Até o momento, menos de 30% (1,4 milhão) do público-alvo da primeira etapa (5,5 milhões) aderiu a campanha. A meta é atingir 90% de imunização.

Na capital, a fim de evitar aglomerações e diferenciar os pontos da imunização contra covid, a prefeitura vai utilizar escolas do sistema para aplicar as doses.

A diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Nubia Araújo, apela à população que se proteja contra a doença.

"Contamos com a tradicional participação dos nossos idosos e também dos professores para que se protejam contra o vírus Influenza. Também lembramos aos trabalhadores da Saúde a importância de que deem o exemplo e se vacinem. Reiteramos o apelo às famílias para que levem as crianças e as mães aos postos", disse.

O cronograma da campanha foi dividido em três etapas que vão se estender até 9 de julho.

A última começa em 9 de junho, alcançando 5,1 milhões pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; detentos, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Anualmente, o Instituto Butantan disponibiliza ao Brasil 80 milhões de doses da para a campanha nacional. Para este ano, a vacina foi feita por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

No ano passado, São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.

"A gripe e a covid-19 são doenças respiratórias que circulam simultaneamente aqui no estado. Por isso, toda medida preventiva é necessária para cuidar de si e do próximo. A vacina é totalmente segura e não causa gripe, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que garantem a devida proteção", afirma Nubia.

Para aqueles que estão, simultaneamente, nos grupos da campanha de gripe e coronavírus, é importante respeitar o intervalo de 14 dias para recebimento das doses.

Confira as principais dúvidas sobre a vacinação contra gripe clicando aqui.