Topo

Esse conteúdo é antigo

Paciente infectado com cepa indiana piora e é intubado no MA

Carlos Eduardo Lula diz que todos os contatos de pessoa infectada com cepa indiana do novo coronavírus estão sendo testadas e monitoradas - Karlos Geromy/Governo do Maranhão
Carlos Eduardo Lula diz que todos os contatos de pessoa infectada com cepa indiana do novo coronavírus estão sendo testadas e monitoradas Imagem: Karlos Geromy/Governo do Maranhão

Do UOL, em São Paulo

22/05/2021 11h55

O paciente infectado com a cepa indiana do novo coronavírus internado no Maranhão apresentou uma piora em seu quadro de saúde e foi intubado. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do estado, Carlos Eduardo Lula, em entrevista à GloboNews.

Ainda de acordo com o secretário, os demais tripulantes do navio ancorado em São Luís que tiveram teste positivo para covid-19 permanecem com sintomas leves ou assintomáticos.

Ao todo, o navio Shandong da Zhi que veio da África do Sul e foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís, tinha 24 tripulantes, sendo que até o momento apenas nove não foram diagnosticados com a doença.

"Os demais tripulantes devem ser testados hoje para mais uma vez se entender como está sendo a contaminação", disse Carlos Lula. Com exceção do paciente intubado em um hospital de São Luis, os demais tripulantes seguem no navio, sendo monitorados por uma equipe da secretaria.

Ainda segundo Carlos Lula, o governo do Maranhão tem promovido testagem com toda a equipe médica que está tendo contato com o paciente com a cepa indiana em solo maranhense. De 85 amostras coletadas, pelo menos 40 já tiveram resultado divulgado. Todas deram negativo.

"Em relação à equipe médica e pessoas que tiveram contato, as primeiras todas deram amostras negativas", disse Lula, que ainda explicou que está sendo feito um rastreamento completo, com testes em todas as pessoas que tiveram contato com o infectado ou amostras relacionadas a ele.

De acordo com Carlos Lula, o cuidado está sendo tomado para que a cepa indiana, considerada de alta transmissibilidade e ainda com seus efeitos sendo pesquisados, não se espalhe.

"Não podemos ter uma terceira onda com uma variante dessa, por isso toda nossa preocupação para evitar transmissão local", disse.