Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não há caso da variante indiana confirmado em São Paulo', diz prefeito

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e o secretário de Saúde, Edson Aparecido, na inauguração da barreira sanitária no aeroporto de Congonhas - Anahi Martinho/UOL
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e o secretário de Saúde, Edson Aparecido, na inauguração da barreira sanitária no aeroporto de Congonhas Imagem: Anahi Martinho/UOL

Anahi Martinho

Colaboração para o UOL

27/05/2021 09h30Atualizada em 27/05/2021 16h41

Em seu primeiro compromisso oficial de grande porte após a morte de Bruno Covas, Ricardo Nunes inaugurou hoje a barreira sanitária do aeroporto de Congonhas.

Ao lado do secretário da Saúde Edson Aparecido, o prefeito ressaltou que o trabalho de contingência da covid-19 em aeroportos e rodoviárias está sendo feito em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Governo do Estado de São Paulo. "Sempre juntos", afirmou Nunes.

O prefeito afirmou que "não há nenhum caso confirmado da variante indiana na cidade de São Paulo".

A prefeitura informou que uma tripulante de um voo da TAM que desembarcou em Congonhas às 6h da manhã de hoje apresentou sintomas e foi encaminhada de ambulância para a UBS Jardim Aeroporto.

"Ela foi orientada a ficar isolada em casa até sair o resultado do teste. A partir de amanhã vamos ter um ônibus que ficará estacionado no desembarque do aeroporto", disse o secretário Edson Aparecido.

"Se essa tripulante testar positivo, o teste dela será encaminhado para o Instituto Butantan, Adolfo Lutz ou USP para ser feito o sequenciamento genético e detectar qual a variante", afirmou.

Logo após a coletiva de imprensa com o prefeito e secretário, passageiros desembarcaram de um voo vindo de Recife. Eles tiveram a temperatura aferida e receberam panfletos informativos sobre como se prevenir contra a covid-19. Muitos não quiseram pegar o panfleto. Nenhum passageiro apresentou sintomas.

A barreira sanitária funcionará das 6h às 23h em Congonhas. "Este é o horário de funcionamento do aeroporto", disse o prefeito ao UOL.

Passageiro barreira sanitária SP - Anahi Martinho/UOL - Anahi Martinho/UOL
Passageiro passa pela barreira sanitária no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Imagem: Anahi Martinho/UOL

O prefeito ainda afirmou que de ontem para hoje foram testadas 500 pessoas nas três principais rodoviárias de São Paulo: Tietê, Jabaquara e Barra Funda.

Para Nunes, não há atraso na instalação da barreira sanitária. "Assim que soubemos da variante indiana sugerimos a barreira sanitária junto à Anvisa e ao Ministério da Saúde".

Ontem foi divulgada a informação de que a variante indiana foi identificada em um passageiro que desembarcou no aeroporto de Guarulhos em 22 de maio e depois viajou para o Rio de Janeiro. O homem de 32 anos está isolado.

Vacinação de universitários começa amanhã

Nunes também informou que começa amanhã a vacinação de universitários do último ano de cursos de saúde, profissionais da saúde a partir de 18 anos de idade e pessoas com comorbidades a partir dos 40 anos.

Outra mudança anunciada foi a exigência de comprovante de residência para conseguir a vacinação na cidade. "São Paulo foi a única cidade até hoje que não fez essa exigência", justificou Aparecido.

Otimista em relação ao controle da doença, o secretário afirmou que "vai virar gripe", em conversa com repórteres após a coletiva.