Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Guarulhos pede fechamento do maior aeroporto do país

25.mai.2021 - Movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport)  - Fepesil/TheNews2/Estadão Conteúdo
25.mai.2021 - Movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport) Imagem: Fepesil/TheNews2/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

28/05/2021 08h04Atualizada em 31/05/2021 18h10

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, pediu ao governo federal o fechamento do aeroporto internacional que fica na cidade, o maior do país e principal porta de entrada de voos internacionais no Brasil.

O pedido foi feito por meio de um ofício encaminhado ao governo e reforçado em uma videoconferência na manhã de quarta-feira (26) com o Ministério da Saúde, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Prefeitura de São Paulo, o MPF (Ministério Público Federal) e o GRU Airport, administradora do aeroporto de Guarulhos.

De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, o prefeito solicitou que se feche o espaço aéreo internacional para voos de passageiros, impedindo assim a entrada, por um período determinado, de viajantes provenientes de outros países, já que não se consegue estabelecer outra barreira sanitária efetiva de forma imediata.

A preocupação maior é que passageiros vindos de outros países possam trazer novas variantes do coronavírus para o Brasil, como a indiana, que já foi confirmada em um viajante que passou pelo aeroporto e seguiu para o Rio de Janeiro.

"Seria o tempo para garantirmos uma maior imunização de nossa população e dos possíveis contactantes de quem chega ao Brasil por Guarulhos. Depois disso, poderíamos reabrir nosso aeroporto", afirmou o prefeito na videoconferência.

Procurado pelo UOL, o Palácio do Planalto, por meio da Casa Civil, informou que ainda não foi notificado sobre o documento enviado pela Prefeitura de Guarulhos.

"O governo federal está atento à evolução do cenário epidemiológico no Brasil e no mundo. Medidas de restrição e flexibilização são implementadas a partir da análise conjuntural realizada com o apoio do Ministério da Saúde e da Anvisa", disse a pasta, em nota.

Prefeito pede imunização em massa na cidade

Na reunião virtual, Guti também pediu ao Ministério da Saúde a vacinação de 100% dos moradores de Guarulhos acima de 18 anos contra a covid-19. O prefeito pediu de o envio de 2 milhões de doses para vacinar a população que ainda não recebeu o imunizante. Segundo ele, seriam necessários de 30 a 40 dias para imunizar toda a população adulta do município.

"Temos hoje cerca de 200 mil guarulhenses que já receberam a primeira dose e outros 110 mil com a segunda. Se tivermos as vacinas, vamos conseguir criar um grande cinturão de imunização em torno do aeroporto, o que pode frear a disseminação do vírus em outros municípios da região metropolitana", afirmou.

Segundo o prefeito, a população da cidade está muito mais vulnerável, já que passageiros que chegam contaminados de outros países têm contato direto com moradores que trabalham no sítio aeroportuário, pegam transportes coletivos, como ônibus e táxis, e podem transmitir rapidamente o coronavírus a seus familiares e vizinhos.

Passageiro com variante indiana desembarcou em Guarulhos

Um passageiro vindo da Índia e que passou pelo aeroporto de Guarulhos foi identificado com a variante indiana do coronavírus. Trata-se de um morador de 32 anos de Campos dos Goytacazes (RJ), que desembarcou em Cumbica em 22 de maio.

Enquanto esperava para embarcar em um voo para o Rio de Janeiro, o passageiro circulou por várias áreas do aeroporto sem ser abordado.

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, responsabilizou a Anvisa pelo caso e afirmou que o passageiro já apresentava sintomas da covid-19, como dor de cabeça, e não deveria ter sido autorizado a circular livremente pelo aeroporto.

A Anvisa, porém, disse que o viajante estava assintomático e havia apresentado um teste RT-PCR negativo para coronavírus na chegada ao Brasil.

Vacinação em Cumbica

Hoje foi iniciada no Aeroporto de Cumbica a vacinação contra a covid-19 dos aeroviários, que havia sido anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anteontem. O cronograma de vacinação informado pela GRU Airport prevê que a campanha dure três dias, terminando na próxima terça-feira (1º).

da - Divulgação/GRU Airport - Divulgação/GRU Airport
Nesta sexta-feira, aeroviários com 42 anos ou mais recebem doses da vacina de Oxford/AstraZeneca em Cumbica
Imagem: Divulgação/GRU Airport

Nesta sexta-feira, estava prevista a vacinação de pessoas com 42 anos ou mais. O grupo, porém, foi dividido em dois períodos para tentar evitar filas e aglomerações. Pela manhã, se vacinaram os maiores de 50 anos, e à tarde podem procurar a imunização os demais a partir de 42 anos.

Na segunda (31), está prevista a vacinação de pessoas a partir de 38 anos das 9h às 12h30, e daquelas com 34 anos ou mais das 12h30 às 16h. Já na terça (1º), o horário das 9h às 16h ficará reservado para os aeroviários com 30 anos ou mais.

dsa - Divulgação/GRU Airport - Divulgação/GRU Airport
Vacinação contra a covid-19 de aeroviários no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP)
Imagem: Divulgação/GRU Airport

O GRU Airport esclarece que a vacinação contra covid-19 é apenas para os aeroviários, como funcionários das companhias aéreas e do aeroporto. Demais profissionais que trabalham em Cumbica, como lojistas, despachantes e trabalhadores dos serviços de alimentação, não estão incluídos na campanha.

Durante a imunização no local, serão aplicadas apenas doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.