Topo

Esse conteúdo é antigo

Butantan aponta que covid deve ser controlada com 75% de vacinados, diz TV

Estudo em Serrana (SP) foi realizado com a CoronaVac, vacina que é envasada no Butantan com insumos da China - Divulgação/Instituto Butantan
Estudo em Serrana (SP) foi realizado com a CoronaVac, vacina que é envasada no Butantan com insumos da China Imagem: Divulgação/Instituto Butantan

Do UOL, em São Paulo

30/05/2021 21h17Atualizada em 30/05/2021 21h42

Um estudo conduzido pelo Instituto Butantan em Serrana (SP) chegou à conclusão de que a pandemia deve ser controlada com 75% da população adulta vacinada contra a covid-19. Reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou hoje os resultados do estudo que conseguiu imunizar mais de 95% da população vacinável do município do interior paulista.

Após dois meses de vacinação com a CoronaVac, vacina produzida pelo Butantan, a imunização promovida pelo estudo terminou em 11 de abril. Após o fim da vacinação, as mortes por covid-19 na cidade caíram 95%. Já as hospitalizações pela doença tiveram queda de 86%, enquanto os casos sintomáticos caíram 80%.

Ainda antes do fim da campanha, o Butantan observou que a pandemia foi controlada na cidade após a imunização completa com duas doses de 75% da população vacinável, que incluem os adultos com 18 anos ou mais, com exceção para pessoas com comorbidades graves e gestantes.

dsa - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Estudo do Instituto Butantan em Serrana (SP) demonstrou que controle da pandemia na cidade se deu quando vacinação atingiu 75%
Imagem: Reprodução/TV Globo

"Às vezes, as pessoas começam a ver, está aumentando a vacinação, mas não conseguimos controlar a pandemia, mas é justamente porque não atingimos um nível suficiente para controlar a pandemia", explicou Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisa clínica do Butantan.

Segundo dados do estudo, a primeira dose foi aplicada em 27.722 pessoas, o que representa 97,7% da população alvo. Já a dose de reforço foi aplicada em 27.160 pessoas, o que significa 95,7% do público alvo.

Os efeitos do estudo começaram a ser evidenciados na cidade entre o fim de março e o início de abril. Em março, Serrana tinha registrado 699 casos de covid-19 e 20 mortes pela doença. Em abril, mesmo durante o mês mais mortal da pandemia no país — com 82.401 óbitos —, foram 215 casos e apenas seis mortes.

Efeito evidenciado com 50% de vacinados

Ainda antes de atingir 75% da população vacinada, o Butantan notou que a imunização completa de metade do público alvo já trouxe evidências dos efeitos da vacinação no controle de pandemia.

"O efeito da vacinação começa a ser muito mais evidente a partir da segunda semana após a segunda dose. Quando a gente vacina metade dos adultos, diminui as hospitalizações", disse Palacios.

Atualmente, o Brasil tem apenas 10,42% da população do país vacinada com duas doses de imunizantes contra a covid-19 — além da CoronaVac, também são aplicadas a vacina de Oxford/AstraZeneca e o imunizante da Pfizer/BioNTech, ambos com doses de reforço.

Segundo Palacios, nem quando a vacinação nacional atingir mais de 75% da população adulta o novo coronavírus irá sumir do país, mas a pandemia estará controlada em "níveis manejáveis".

Nós não vamos erradicar o vírus, vamos controlar para que esteja em níveis que são manejáveis, para que não tenhamos tanta dor e sofrimento", disse o profissional do Butantan.

Plano para evento-teste

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), antecipou que é avaliado o plano de realizar um evento-teste em Serrana para avaliar as consequências do controle da pandemia. O Butantan, que coordenou o estudo em Serrana, é ligado à gestão paulista.

"É parte dos planos do governo de São Paulo e do Butantan realizar também um grande evento público em Serrana para testar um eventual ar livre com música, com show, com as devidas cautelas, inclusive a manutenção do uso de máscaras", afirmou Doria.