Topo

Esse conteúdo é antigo

Renato Kfouri: 'Brasil terá condição de vacinar todos acima de 18 em 2021'

Infectologista alerta para falhas a cobertura vacinal devido à resistência da população - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Infectologista alerta para falhas a cobertura vacinal devido à resistência da população Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

30/05/2021 12h56

O infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira Imunizações (SBIm), disse que o Brasil "terá condições de oferecer vacinas a todos acima de 18 anos" até o final deste ano. No entanto, ele alertou que a resistência de parte dos brasileiros em se imunizar reduzirá a cobertura da vacinação.

"Vamos ter condições até o final do ano, a meu ver, de estar oferecendo para toda população acima de 18 anos alguma vacina, e isso certamente mudará bastante o cenário individual de cada um de nós, e espero que coletivo", disse o infectologista em entrevista à CNN Brasil.

Sobre a resistência de parte da população em ser imunizada, ele espera que tal comportamento dificulte o efeito da cobertura das vacinas.

"Acima de 18 anos de idade, nós temos 170 milhões de brasileiros, mas nós não vamos precisar de 350 milhões de vacinas porque talvez 70%, 80% dos brasileiros tomarão a primeira dose, e talvez 50%, 60% tomarão a segunda dose", completou.

Para ele, quando municípios relatam sobra de vacinas e chamam outros grupos para serem imunizados, isso mostra que "não fizeram bem o seu papel" prejudicando a cobertura vacinal.

Sobre a presença da variante indiana no Brasil, o infectologista disse que deve haver uma predominância dela frente à brasileira, a P.1.

"Temos uma alta circulação da P.1, a variante brasileira, e a variante indiana entrando, mas dificilmente vamos ter cocirculação, as duas ganhando o mesmo espaço, uma delas vão ganhar esse espaço de circulação. A indiana deve ter aí uma prevalência. Dificilmente vamos ter as duas causando estrago".