Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Campos (RJ) monitora 15 pessoas que retornaram da Índia

Homem de 50 anos chegou ao Brasil em um voo da Quatar. Ele apresentou RT-PCR negativo para covid-19 e se mantém assintomático - Divulgação/Qatar Airways
Homem de 50 anos chegou ao Brasil em um voo da Quatar. Ele apresentou RT-PCR negativo para covid-19 e se mantém assintomático Imagem: Divulgação/Qatar Airways

Do UOL, em São Paulo

30/05/2021 08h50

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos, no Rio de Janeiro, está monitorando mais um morador que chegou de viagem da Índia na última quarta-feira (26). Com ele, o total de moradores da cidade monitorados após regressarem da Índia chega a 15.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Campos), o homem de 50 anos chegou ao Brasil no voo QR773 da Quatar, e a Campos na última sexta-feira (28). Ele apresentou RT-PCR negativo para covid-19 e se mantém assintomático.

"O trabalhador está em isolamento desde que chegou à cidade e ontem mesmo foi realizada a coleta de amostra RT-PCR que será encaminhada para LACEN/RJ na segunda-feira (31)", disse o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury.

Desde o dia 23 que a Secretaria de Saúde de Campos está monitorando moradores que voltaram de viagem da Índia, onde estavam a trabalhado.

O primeiro foi um homem de 32 anos que chegou ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia 22, onde testou positivo para à covid-19. A confirmação de que era a variante indiana, exemplar da linhagem B.1.617.2, ocorreu quatro dias depois através do Instituto Adolfo Lutz. Neste período, o homem viajou de São Paulo para o Rio de Janeiro, depois para Campos e novamente para o Rio, onde permanece em isolamento.

Outros dois trabalhadores, ambos de 35 anos, que chegaram ao Brasil no mesmo voo Quatar 773 do dia 22 estão sendo monitorados em Campos. Eles seguem em isolamento domiciliar. Todos os exames aos quais foram submetidos desde que chegaram à cidade apresentaram resultado negativo para covid-19.

O monitoramento dos trabalhadores realizado pelo CIEVS/Campos é preventivo, assim como o que acontece com 12 funcionários do hotel onde o homem de 32 anos ficou hospedado durante o tempo que esteve em Campos. Até o momento todos estão assintomáticos.