Topo

Chefe de pesquisa da CoronaVac, Ricardo Palacios pede demissão do Butantan

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

09/08/2021 15h20Atualizada em 10/08/2021 10h22

O médico e diretor de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, pediu demissão hoje do laboratório paulista após uma "reestruturação" anunciada pela direção. O desligamento, anunciado pelo Butantan, foi confirmado pelo UOL com o pesquisador.

Segundo o instituto, "houve uma reestruturação na área de ensaios clínicos. Diante disso, o então diretor, Ricardo Palacios, pediu afastamento do cargo".

O laboratório não deu detalhes sobre a reestruturação e disse que ainda não há decisão sobre quem será o substituto do cientista porque a área de pesquisa clínica será "redesenhada" para um novo formato — sem detalhar também o que mudará,

De acordo com o Butantan, o processo aconteceu "dentro da normalidade, sem nenhum prejuízo ao departamento ou aos estudos que estavam sob a responsabilidade do cientista".

Palacios foi o responsável por chefiar e conduzir os testes e pesquisas clínicas das vacinas contra a covid-19 CoronaVac e Butanvac. Em entrevista ao UOL em abril, Palácios também contou que estava dirigindo os ensaios clínicos de uma vacina contra a dengue.

Foi ele também quem coordenou o estudo de Serrana, onde a população maior de 18 anos foi vacinada para testar o comportamento do novo coronavírus diante de uma sociedade imunizada com a vacina CoronaVac.

O médico trabalhava no Instituto Butantan desde 2011, quando entrou no laboratório paulista para ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra o H1N1.

Colombiano nascido em Bogotá, ele estudou medicina na Universidad Nacional de Colombia em 1995. Veio para o Brasil em 2002 para dar sequência aos trabalhos como pesquisador na Universidade Federal de São Paulo. No país, também fez especializações na área biomédica na USP (Universidade de São Paulo).