Topo

Esse conteúdo é antigo

Menores de 20 anos vão para a fila antes do horário e saem sem vacina em SP

As estudantes Maria Eduarda Buzapto, 18 e Lavi Pereira de Lima, 18: antes do horário - Juliana Arreguy/UOL
As estudantes Maria Eduarda Buzapto, 18 e Lavi Pereira de Lima, 18: antes do horário Imagem: Juliana Arreguy/UOL

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

14/08/2021 15h03

O esquema de horários de vacinação por faixa etária, adotado entre hoje (14) e amanhã na "Virada da Vacina" em São Paulo, levou jovens de 18 e 19 anos a voltarem de mãos abanando e braços não vacinados dos postos de saúde. Durante a manhã e a tarde, a abertura da nova faixa de imunização contempla até 21 e 20 anos —os adultos abaixo destas idades só podem se vacinar a partir das 19h.

"Eu vi no calendário [da prefeitura] que até o dia 16 [de agosto] queriam vacinar todos os adultos, mas não tinha data específica. Supus que fosse hoje porque ouvi no rádio que iam vacinar de 18 a 21 no fim de semana", contou a estudante Lavi Pereira de Lima, 18 anos.

A jovem havia encontrado a amiga Maria Eduarda Buzapto Mantoan, 18, para almoçar na região da Barra Funda, zona oeste, e decidiram procurar o posto de vacinação montado no Allianz Parque, o mais próximo de onde estavam.

Moradora de Pirituba, Lavi não viu sentido em aguardar na região até o fim do dia e decidiu que tentaria se vacinar amanhã sem falta. "A minha mãe foi internada em maio, teve 40% do pulmão comprometido", relatou sobre seu contato mais próximo com a covid-19. Passado o aperto, a mãe da estudante recuperou-se sem sequelas, mas trabalha presencialmente como diarista, fator que aumenta a urgência da jovem para se vacinar.

Pedro Spera, 18 anos, foi outro a deixar a fila do Allianz sem receber a sua dose. Vizinho do estádio, ele foi a pé até o local acompanhado do pai, Marcos Spera.

Os dois também acompanharam a promessa do governador João Doria (PSDB) de vacinar toda a população adulta e alegaram confusão nas informações repassadas. Como o posto do Allianz tem funcionamento previsto só até as 17h, pai e filho ainda discutiam se valeria a pena procurar outro posto para se vacinar ainda hoje.

"Nos disseram que vai abrir [para a faixa etária] só em lugares grandes . Aqui deve fechar lá pelas 17h e hoje só conseguiremos no Memorial [da América Latina, também na Barra Funda] ou em alguns shoppings", contou Marcos.

spera - Juliana Arreguy/UOL - Juliana Arreguy/UOL
Marcos Spera e o filho, Pedro Spera, 18 anos, foram antes do horário de vacinação
Imagem: Juliana Arreguy/UOL

A confusão com horários distintos para as faixas etárias também levou alguns a se anteciparem no drive-thru do shopping Anália Franco, na zona leste, onde a reportagem presenciou longas filas de carros pela manhã e no início da tarde. Segundo funcionários do local, muitas pessoas amanheceram na fila alegando não saber que quem tinha menos de 20 anos deveria aguardar até às 19h para se vacinar.

O avanço da vacinação madrugada adentro ocorrerá em 14 megadrive-thrus. Confira abaixo:

Zona leste

• Arena Neo Química Corinthians (Av. Miguel Ignácio, 2.492 Curi, Portão E4)

• Igreja Boas Novas (Rua Marechal Mallet, 535)

• Shopping Anália Franco (Av. Reg. Feijó, 1.739)

• Shopping Aricanduva (Avenida Aricanduva, 5.555, Estacionamento Auto Shopping Acesso pelo Portão P4)

Zona norte

• Anhembi (Rua Olavo Fontoura, portão 38)

• Cantareira Norte Shopping (Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11001)

• Mega Vila Maria (Rua Gastão Madeira, 226)

Zona oeste

• Club Athletico Paulistano (R. Honduras, 1.400)

• Clube Paineiras do Morumbi (Av. Dr. Alberto Penteado, 605)

• Memorial da América Latina (Rua Tagipuru, 500, referência Portão 2)

Zona sul

• Novartis (Av. Professor Vicente Rao, 90)

• Shopping Interlagos (Av. Interlagos, 2.255, Estacionamento Subsolo, portão 5)

• Shopping Jardim Sul (Rua Nelson Gama de Oliveira, s/n, em frente ao nº 439)

• Megaposto FMU Santo Amaro (Av. Santo Amaro, 1239)