Topo

Esse conteúdo é antigo

'Virada da Vacina' em SP tem ansiedade, pais de pijama e música eletrônica

Fila em megaposto na Virada da Vacina de SP - Nataly Simões/UOL
Fila em megaposto na Virada da Vacina de SP Imagem: Nataly Simões/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/08/2021 22h10

A primeira metade da Virada da Vacina em São Paulo contou com filas gigantes, pais de pijama e ansiedade que fez vários jovens voltarem de mãos abanando. A cidade aplica entre hoje e amanhã a vacina contra covid-19 em pessoas de 18 a 21 anos, num esquema de 34 horas ininterruptas em alguns pontos.

Pela manhã, antes mesmo do posto abrir, já havia uma longa fila de carros na entrada do drive-thru de vacinação do shopping Anália Franco, na zona leste de São Paulo.

Diante da temperatura de 15°C, algumas pessoas escolheram roupas mais confortáveis e quentinhas, incluindo até pijamas e cobertores por parte de motoristas que não pretendiam descer do carro.

Muitos jovens também foram buscar as doses no horário errado. Isso porque, das 7h às 19h, a vacinação estava liberada para quem tinha 21 e 20 anos — o público de 19 e 18 só podia se vacinar a partir das 19h. Os horários diferentes levaram algumas pessoas abaixo dos 20 anos a madrugar na fila da vacina, segundo relatos de funcionários.

A estudante Lavi Pereira de Lima, de 18 anos, contou à reportagem que foi até o megaposto montado no Allianz Parque depois do almoço, mas que não conseguiu se vacinar.

As estudantes Maria Eduarda Buzapto, 18 e Lavi Pereira de Lima, 18: antes do horário - Juliana Arreguy/UOL - Juliana Arreguy/UOL
As estudantes Maria Eduarda Buzapto, 18 e Lavi Pereira de Lima, 18: antes do horário
Imagem: Juliana Arreguy/UOL

Moradora de Pirituba, na zona norte da capital, Lavi não viu sentido em aguardar na região até o fim do dia e decidiu que tentaria se vacinar amanhã sem falta. "A minha mãe foi internada em maio, teve 40% do pulmão comprometido", relatou sobre seu contato mais próximo com a covid-19. Passado o aperto, a mãe da estudante recuperou-se sem sequelas, mas trabalha presencialmente como diarista, fator que aumenta a urgência da jovem para se vacinar.

Pedro Spera, 18 anos, foi outro a deixar a fila do Allianz sem receber a sua dose. Vizinho do estádio, ele foi a pé até o local acompanhado do pai, Marcos Spera. Segundo eles, houve confusão nas informações repassadas.

Marcos Spera e o filho, Pedro Spera, 18 anos, foram antes do horário de vacinação - Juliana Arreguy/UOL - Juliana Arreguy/UOL
Marcos Spera e o filho, Pedro Spera, 18 anos, foram antes do horário de vacinação
Imagem: Juliana Arreguy/UOL

Às 19h, quando a vacinação abriu para os maiores de 18 anos, a fila era grande no drive thru do Centro de Exposições do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. Embalados por música eletrônica, os paulistanos dessa faixa etária não demonstram muita preocupação com o fabricante das doses nem com o tempo de espera para a imunização.

Como prometido pela Prefeitura, blocos de Carnaval, DJs e artistas circenses se apresentam nos drive-thrus, para convidar a população mais jovem a se vacinar e animar os que esperam na fila. Segundo a secretaria municipal de Cultura, o público não pode sair do carro nos locais.

No Memorial da América Latina, Barra Funda, Zona Oeste, a fila do drive thru da vacinação também atravessava quarteirões no início da noite.

Acompanhada da mãe Maria Cecília, a estudante de cinema Liris Tavares, 18 anos, estava ansiosa para a imunização. "Nossa geração demorou muito para ser vacinada. Assim que possível eu quero abraçar todos meus amigos, que não vejo há mais de um ano", conta.

A jovem de 18 anos Liris Tavares e a mãe Maria Cecília - Nataly Simões/UOL - Nataly Simões/UOL
A jovem de 18 anos Liris Tavares e a mãe Maria Cecília
Imagem: Nataly Simões/UOL

Até as 17h, a prefeitura estimava que mais de 230 mil pessoas haviam sido vacinadas. A expectativa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) é que, até o fim da tarde de domingo, quase 100% da população adulta da capital paulista tenha recebido ao menos uma dose.

O avanço da vacinação madrugada adentro ocorre em 14 megadrive-thrus. Confira abaixo:

Zona leste

  • Arena Neo Química Corinthians (Av. Miguel Ignácio, 2.492 Curi, Portão E4)
  • Igreja Boas Novas (Rua Marechal Mallet, 535)
  • Shopping Anália Franco (Av. Reg. Feijó, 1.739)
  • Shopping Aricanduva (Avenida Aricanduva, 5.555, Estacionamento Auto Shopping Acesso pelo Portão P4)

Zona norte

  • Anhembi (Rua Olavo Fontoura, portão 38)
  • Cantareira Norte Shopping (Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11001)
  • Mega Vila Maria (Rua Gastão Madeira, 226)

Zona oeste

  • Club Athletico Paulistano (R. Honduras, 1.400)
  • Clube Paineiras do Morumbi (Av. Dr. Alberto Penteado, 605)
  • Memorial da América Latina (Rua Tagipuru, 500, referência Portão 2)

Zona sul

  • Novartis (Av. Professor Vicente Rao, 90)
  • Shopping Interlagos (Av. Interlagos, 2.255, Estacionamento Subsolo, portão 5)
  • Shopping Jardim Sul (Rua Nelson Gama de Oliveira, s/n, em frente ao nº 439)
  • Megaposto FMU Santo Amaro (Av. Santo Amaro, 1239

O que levar

Para se vacinar em São Paulo, é necessário apresentar um comprovante de endereço na cidade e um documento oficial com foto.

Se não houver comprovante no nome do vacinado, são aceitos comprovantes no nome de pais, filhos, cônjuge ou companheiro, mas é necessário apresentar um documento que comprove a união, como RG, certidão de nascimento ou casamento, e escritura de união estável.

O cadastro no portal Vacina Já, do governo estadual, não é obrigatório, mas agiliza o processo.