Topo

Esse conteúdo é antigo

Impasse com Saúde segue, mas Doria garante vacinação pré-18 em SP para 4ª

O governador João Doria (PSDB-SP) convidou estudantes chamadas Esperança para marcar imunização de 18 anos em SP - Lucas Borges Teixeira/UOL
O governador João Doria (PSDB-SP) convidou estudantes chamadas Esperança para marcar imunização de 18 anos em SP Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

16/08/2021 09h56

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a garantir o início da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos a partir da próxima quarta-feira (18). Em meio a um impasse com o Ministério da Saúde por doses da Pfizer, a data chegou a ficar "em aberto".

No início do mês, o estado disse ter recebido 228 mil doses a menos da Pfizer/BioNTech. Sem acordo, o governo paulista entrou no STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada.

Inicialmente, quando fez a acusação, Doria afirmou que, com o envio menor, a vacinação de adolescentes poderia não acontecer no dia 18, visto que a vacina da Pfizer é, até então, a única aprovada para aplicação em crianças e adolescentes no Brasil.

"Eles argumentam que poderiam compensar com CoronaVac, mas isso não contempla o nosso momento de vacinação. A questão é que, para esta faixa [adolescente], só temos um imunizante", afirmou Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização).

O Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, já entrou com pedido de aplicação da vacina para crianças e adolescentes e espera receber uma resposta nesta semana. "Se for aprovado, aí temos um novo cenário", afirma a coordenadora do PEI.

O estado diz que a segunda dose para quem tomou Pfizer está garantida, mas joga a responsabilidade para o ministério. "Nós esperamos que eles entreguem proporcionalmente, para que não tenha problema, no futuro, com segunda dose", disse Regiane.

Na ação, São Paulo argumenta ter recebido apenas 10% da remessa total do ministério, quando o pacto federativo estabelece que, por causa da população, São Paulo fique com 22,6%.

O Ministério da Saúde, por sua vez, argumenta que mudou a metodologia para equilibrar o recebimento de imunizantes. Enquanto São Paulo está na faixa adolescente, há estados na casa dos 20 anos.

"É uma questão de metodologia. Há 45 dias, nos programamos para chegar ao dia de hoje. Então, queremos que o ministério continue com a metodologia aplicada. Não é possível mudar aos 45 minutos do segundo tempo", afirmou Regiane.

Na ação, protocolada no STF na sexta (13), a PGE-SP (Procuradoria Geral do Estado de São Paulo) requer retorno à metodologia anterior ou pelo menos 40 dias para nova adaptação.

Vacinação de 18 anos

Para marcar o início da vacinação de jovens de 18 anos no estado nesta segunda, Doria convidou quatro estudantes da rede estadual chamadas Esperança para uma imunização pública em coletiva de imprensa no Instituto Butantan.

Afeito a nomear as datas, governador paulista tem chamado o início da vacinação de adolescentes, marcado para a próxima quarta-feira (18), como "o dia da esperança".

Neste final de semana, o estado ultrapassou 69% da população vacinada com pelo menos uma dose, num total de 31,1 milhões de pessoas. Segundo o governo, o estado espera chegar ainda hoje com 98% dos adultos vacinados.

Só na capital, na Virada da Vacina, mutirão de 34h seguidas de imunização, foram 500 mil jovens, segundo a prefeitura.

Mais 4 milhões de doses ao PNI

O Butantan entregou hoje mais 4 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, em um total de 72,8 milhões de doses repassados à União desde janeiro.

O instituto promete entregar as outras 27,2 milhões de doses que fecham o contrato de 100 milhões até 30 de agosto.