Topo

Esse conteúdo é antigo

Quem duvida da campanha de vacinação precisa de ajuda mental, diz Queiroga

Declaração foi dada ao lado do deputado Osmar Terra, que já defendeu imunidade de rebanho - Reprodução
Declaração foi dada ao lado do deputado Osmar Terra, que já defendeu imunidade de rebanho Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/09/2021 17h08Atualizada em 02/09/2021 00h14

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga ironizou críticos do governo Jair Bolsonaro (sem partida) ao afirmar hoje que quem não acredita na campanha de vacinação contra a covid-19 pode recorrer ao atendimento na rede de saúde mental. A declaração aconteceu durante um evento, ao lado do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e a secretária da pasta, Mayra Pinheiro, conhecida como "Capitã Cloroquina".

"Não podemos deixar de falar na campanha de vacinação, aqueles que não acreditavam tiveram que rever os seus conceitos, ou então podem recorrer à nossa rede aqui de saúde mental", disse.

"Nós vamos assisti-los para mostrar que eles estavam errados, porque hoje o Brasil é um dos países que mais doses de vacina distribuiu".

De acordo com o painel Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de doses de vacinas aplicadas. Entretanto, quando o tamanho da população é levado em conta e o cálculo é feito na relação a cada 100 habitantes, o país despenca para a 81ª posição, atrás de países como China, Reino Unido, França, Arábia Saudita e Cuba.

Desde o início da pandemia, o deputado Osmar Terra deu uma série de declarações polêmicas, defendendo inclusive a "imunidade de rebanho". Em depoimento à CPI da Covid em junho deste ano, ele disse pensar que a contaminação seria mais eficaz que a vacina, o que não é verdade.

"O vírus vivo provoca mais anticorpos que o vírus morto", afirmou.

Terra foi ouvido pela comissão por suspeita de integrar o chamado "gabinete paralelo", que aconselharia o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contrariando as orientações oficiais.

Mayra Pinheiro, que também estava na mesa, é defensora de remédios ineficazes no tratamento contra covid-19. Ela também depôs à CPI em maio deste ano.