Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudo revela predominância de variante delta em São Paulo

Variante delta do coronavírus - Pixabay
Variante delta do coronavírus
Imagem: Pixabay

Do UOL, em São Paulo

02/09/2021 18h49

Estudo realizado pela prefeitura de São Paulo em parceria com Instituto Butantan mostra que a variante delta do coronavírus está presente em pelo menos 69,7% das amostras identificadas na capital paulista. A pesquisa, no entanto, aponta que a curva de crescimento ainda não representa impacto significativo sobre a rede pública local.

A variante delta (antes chamada B.1.617.2 e conhecida como variante indiana) foi detectada pela primeira vez em outubro de 2020, no estado indiano de Maharashtra. Desde então se espalhou amplamente na Índia e ao redor do mundo. Ela é considerada mais contagiosa e potencialmente mais letal que as demais. Essa mutação, inclusive, ajudou a desacelerar planos de reabertura no Brasil e no exterior.

Segundo o estudo, foram registrados 395 novos casos para a variante delta (linhagem B.1.617.2 e sublinhagens AY) na cidade de São Paulo, contabilizando assim o total de 800 casos desde que a variante foi confirmada na cidade, em julho. A pesquisa revela ainda que a variante gama (identificada originalmente em Manaus e predominante no Brasil) foi encontrada em 28,4% das amostras.

Apesar da presença da variante na cidade, o número de casos não apresentou curva de crescimento significativa e, por isso, não oferece risco de impacto sobre a rede de saúde pública da capital.

Com avanço de novas variantes, a prefeitura anunciou que realizará testagem de comunicantes de casos positivos de covid-19 detectados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para análise do perfil de transmissão do vírus. Na prática, isso significa que os munícipes detectados com a variante delta e gama passarão por um teste de antígeno para covid-19. Tanto aquelas com sintomas como os assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo.