Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura do Rio anuncia 'mega vacinação' para todos acima de 12 anos

Prefeitura do Rio anuncia campanha de "mega vacinação" de jovens acima de 12 anos - iStock
Prefeitura do Rio anuncia campanha de 'mega vacinação' de jovens acima de 12 anos Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

23/09/2021 18h52

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou uma "mega vacinação" contra covid-19 para pessoas acima de 12 anos a partir de sexta-feira (24).

Amanhã, o foco será para a imunização de adolescentes de 12 e 13 anos. Já no sábado (25), todos acima de 12 anos poderão receber a primeira dose do imunizante na capital fluminense.

A vacinação de adolescentes foi retomada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio na quarta-feira (22), após dois sem aplicação.

A campanha foi suspensa seguindo orientação do Ministério da Saúde, que, em nota técnica, suspendeu a imunização de jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades, na semana passada. A medida foi criticada pelo secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atribuiu a recomendação da pasta a 1,5 mil eventos adversos identificados em adolescentes imunizados, todos de grau leve. Em São Paulo, foi registrado a morte de uma jovem, mas o episódio ainda é investigado para avaliar se a causa foi o imunizante.

"A gente foi surpreendido com uma nota técnica do ministério, das mais absurdas possíveis, que suspende a vacinação de adolescentes. Uma nota técnica que não corresponde à verdade. A vacina da Pfizer é segura para adolescentes, é uma das mais aplicadas no mundo, depois da AstraZeneca", disse o secretário Daniel Soranz, na ocasião.