Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio reduz intervalo da vacina da Pfizer para quem tem 40 anos ou mais

Antecipação de aplicação da segunda dose da Pfizer no Rio passa a valer já a partir da tarde de hoje - Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Antecipação de aplicação da segunda dose da Pfizer no Rio passa a valer já a partir da tarde de hoje Imagem: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

28/09/2021 14h32

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu hoje antecipar de 12 semanas para 21 dias a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer para pessoas com 40 anos ou mais.

A medida já está em vigor, valendo a partir da tarde de hoje. "Basta procurar uma unidade e se vacinar", disse o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) em anúncio no Twitter.

A notícia veio pouco mais de uma semana depois de a Prefeitura do Rio reduzir o intervalo da vacina da Pfizer para o público de 50 anos ou mais, também saindo de 12 semanas para 21 dias.

No mesmo anúncio sobre o adiantamento da aplicação da segunda dose para quem tem 40 anos ou mais, a prefeitura também afirmou que quem tem 60 anos ou mais e tomou a segunda aplicação até 31 de março poderá receber a aplicação da terceira a dose a qualquer momento.

Situação da vacina no Rio

O Rio de Janeiro está aplicando a primeira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com 12 anos ou mais. A dose de reforço também está sendo aplicada em idosos com 82 anos ou mais e em pessoas com alto grau de imunossupressão que tenham 40 anos ou mais.

De acordo com dados do painel de monitoramento da Secretaria de Saúde, o Rio já vacinou contra a covid-19 com a primeira dose quase totalidade das pessoas vacináveis, ou seja, com 12 anos ou mais.

A maioria dos moradores do Rio acima de 40 anos também já completou o esquema vacinal, seja com a dose única da Janssen ou com a segunda dose dos demais imunizantes. A dose de reforço para quem tem 80 anos ou mais segue sendo aplicada.

O equivalente a 84,95% da população carioca já recebeu a primeira dose ou a dose única contra a covid-19, segundo a Secretaria de Saúde, enquanto 55,7% já completou o esquema vacinal, descontando a dose de reforço.