Topo

Rio antecipa segunda dose da Pfizer para pessoas com 30 anos ou mais

Prefeitura de Cabo Frio (RJ)
Imagem: Prefeitura de Cabo Frio (RJ)

Lola Ferreira

Do UOL, no Rio

22/10/2021 17h06

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio de Janeiro anunciou hoje a redução do intervalo para a segunda dose de vacina Pfizer contra a covid-19. A partir de agora, pessoas com 30 anos ou mais que tomaram a primeira dose há pelo menos 21 dias já podem completar o esquema vacinal.

A partir do anúncio, todos os postos estão autorizados a aplicar a segunda dose para quem cumpre os requisitos, independentemente da data marcada no cartão de vacinação. Nesta semana, alguns postos do centro e da zona sul da capital fluminense permitiram que jovens adiantassem a segunda dose em uma semana da data marcada no cartão.

A medida anunciada hoje atinge principalmente jovens entre 30 e 33 anos. Dentro dessa faixa, quem tomou a primeira dose no calendário oficial, e não nas repescagens, completaria o esquema vacinal ao longo da próxima semana.

No dia 28 de setembro, a prefeitura do Rio havia anunciado a antecipação para 21 dias para aqueles com 40 anos ou mais. Ainda não há previsão de antecipação para pessoas com 20 anos ou mais.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), mantém a previsão de liberar o uso de máscaras quando a cidade atingir 75% da população total completamente vacinada. Atualmente, essa taxa está em 63,5%.