Topo

Esse conteúdo é antigo

Vacinação contra covid no Rio de Janeiro continua com reforço para idosos

Imagem ilustrativa; Quem perdeu a data da segunda dose, deve comparecer ao mesmo posto em que tomou a primeira o mais rápido possível - Yelena Afonina\TASS via Getty Images
Imagem ilustrativa; Quem perdeu a data da segunda dose, deve comparecer ao mesmo posto em que tomou a primeira o mais rápido possível Imagem: Yelena Afonina\TASS via Getty Images

Agência Brasil

03/11/2021 09h54

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro) segue nesta semana com o calendário de vacinação contra a covid-19 aplicando a dose de reforço em idosos.

O dia de hoje foi reservado para a repescagem e para quem tem 64 anos ou mais. Amanhã, podem comparecer aos postos as mulheres de 63 anos e, na sexta (5), é a vez dos homens dessa idade. No sábado, a repescagem é para todos a partir dos 63 anos.

Na próxima semana, devem receber o reforço as pessoas de 62 e de 61 anos, sempre seguindo o esquema de um dia para homens, outro para mulheres e o terceiro a repescagem para todas as pessoas.

A dose de reforço também está sendo ofertada para os trabalhadores da saúde. Em novembro, podem receber a terceira dose quem tomou a segunda em maio. Em dezembro, será a vez de quem completou o esquema básico da vacinação em junho.

Segundo a SMS, até o final de novembro, todos os postos estarão aplicando a primeira dose em maiores de 12 anos que ainda não tenham se vacinado.

Para quem tem 30 anos ou mais e recebeu a primeira dose da Pfizer, a SMS antecipou a segunda dose para 21 dias após a primeira. A data marcada no cartão de vacina é de 12 semanas.

Quem perdeu a data da segunda dose, deve comparecer ao mesmo posto em que tomou a primeira o mais rápido possível, para completar a imunização. Não é necessário esperar o dia da repescagem para receber a segunda dose em atraso.