Topo

Gabbardo: Cada vez mais restrições deverão ser impostas aos não vacinados

Colaboração para o UOL

15/11/2021 13h16

O coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, João Gabbardo, afirmou, em entrevista ao UOL News, que a tendência é que as medidas de restrições para evitar a propagação da covid-19 sejam impostas para as pessoas que não tomaram a vacina contra a doença.

"A tendência é que as pessoas que estão vacinadas cada vez mais possam voltar a vida normal, e as restrições deverão de uma forma crescente ser impostas a pessoas não vacinadas. Não é possível que toda a população tenha que sofrer quase dois anos de restrições por um percentual pequeno da população que é irresponsável", avaliou Gabbardo.

O coordenador executivo do Centro de Contingência disse ainda que os irresponsáveis por não tomar o imunizante não são aqueles que têm contraindicação médica, e sim quem tem acesso às unidades de saúde, mas não recebem a vacina "porque seguem maus exemplos".

"[Essas pessoas] vão ficar restritas a utilização de espaços públicos, não poderão participar de eventos esportivos e culturais, entrar em restaurantes. Essa é a tendência."

Gabbardo lembrou ainda que muitos países europeus estão adotando medidas específicas para os não vacinados. "O restante da população passa a ter vida normal, evidentemente muitas delas ainda necessitam a utilização das máscaras, mas podem participar de atividades normais."

Uso de máscaras

Gabbardo afirmou que existe a possibilidade de flexibilização da utilização do item de proteção a partir de dezembro no estado de São Paulo. Entretanto, disse, tudo depende dos indicadores da pandemia, além de o estado atingir, pelo menos, 75% da população com o esquema vacinal completo.

"O uso de máscara onde há aglomerações e ambientes fechados é absolutamente necessário. Não temos nenhuma possibilidade de flexibilizar o uso nessas condições."