Topo

Esse conteúdo é antigo

Butantan vai doar 400 mil vacinas da gripe à cidade do Rio de Janeiro

Vacinação contra a gripe no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, Rio - oão Gabriel Alves/Agência Enquadrar/Folhapress
Vacinação contra a gripe no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, Rio Imagem: oão Gabriel Alves/Agência Enquadrar/Folhapress

O Instituto Butantan vai doar à Prefeitura do Rio de Janeiro 400 mil doses de vacina contra a gripe. A medida visa combater o surto da doença que afeta a cidade.

A doação das doses é uma resposta ao pedido feito pelo secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz. Em entrevista à TV Globo, Soranz afirmou que buscou diretamente o Butantan após não obter retorno do Ministério da Saúde.

"Tô cobrando o Ministério da Saúde, não pode faltar vacina para gripe, ainda mais durante um surto", disse ele, que tinha expectativa que os imunizantes poderiam ter sido entregues na última segunda, o que não aconteceu. "Infelizmente tive que fazer contato direto com o Instituto Butantan. A gente não pode esperar", completou.

Hoje, durante entrevista coletiva do governo do estado de São Paulo, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, reforçou a versão de Soranz e informou que as doses doadas chegarão ao Rio no máximo até a próxima sexta-feira (10).

O secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, me solicitou a informação das doses disponíveis de vacina da influenza, e eu disse que haveria a possibilidade, mas que também havia sido feita uma oferta ao Ministério da Saúde para que ele fornecesse doses ao Rio e a outras cidades com surto de influenza. O Daniel foi atrás dessa informação, mas não conseguiu, o Ministério da Saúde não se pronunciou e aí ele fez a solicitação ontem de uma possível doação.
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan

Nas redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), agradeceu ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e chamou-o de "pai da vacina da influenza".

Procurado pelo UOL, o Ministério da Saúde afirmou que "está remanejando doses da vacina influenza de outros entes federativos para atendimento da demanda do Rio de Janeiro". A pasta disse também que 160 mil doses do imunizante serão enviadas ao estado - que ficará incumbido de redistribuir as vacinas aos municípios - e que devem ser entregues até o final de semana.

Em nota, o ministério ressaltou ainda que já enviou 200 mil doses ao estado do Rio de Janeiro na última terça-feira (30).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto dizia no título e no primeiro parágrafo que a doação era de 300 mil doses. Na verdade, são 400 mil doses. A informação foi corrigida.