Topo

Esse conteúdo é antigo

Artigo citado por Queiroga fala que vacina para crianças é urgente

Criança de cinco anos de idade é vacinada na Itália - 15.dez.2021 - Yara Nardi/Reuters
Criança de cinco anos de idade é vacinada na Itália Imagem: 15.dez.2021 - Yara Nardi/Reuters

Do UOL, em São Paulo

04/01/2022 11h09

O artigo citado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, quando questionado se a imunização daria maior proteção a crianças diz que as vacinas contra a covid-19 "são urgentemente necessárias em crianças menores de 12 anos de idade".

Hoje, Queiroga relativizou a importância da vacinação em crianças com idades entre 5 e 11 anos de idade em um momento em que elas se preparam para voltar às escolas. "Vacinação não tem relação com aula", disse o ministro.

Para o ministro, é preciso "parar de criar espuma em relação a questões que são secundárias em relação ao enfrentamento da pandemia da covid-19".

Ao ser perguntado sobre a proteção que a vacinação daria às crianças, Queiroga questionou se as decisões seriam baseadas em estudos ou em opiniões de especialistas, que "às vezes, são especialistas que não são tão especialistas assim." O estudo citado foi o do New England Journal of Medicine sobre a vacina da Pfizer para crianças.

Mas o artigo fala da importância da vacinação das pessoas com idades entre 5 e 11 anos. O texto cita que "um regime de vacinação da covid-19 que consiste em duas doses (...), administradas com 21 dias de intervalo, foi considerado seguro, imunogênico e eficaz em crianças".

Transmissão via crianças

Segundo o artigo, "crianças em idade escolar representam uma alta proporção de casos covid-19, e podem desempenhar um papel importante na transmissão do SARS-CoV-2", mencionando as variantes do novo coronavírus.

As crianças em idade escolar representam agora uma proporção crescente de casos e hospitalizações em comparação com sua proporção no início da pandemia, e surtos escolares estão ocorrendo
Trecho do artigo do New England Journal of Medicine

"A pandemia também interrompeu a educação e afetou adversamente o desenvolvimento social e emocional das crianças e a saúde mental. Portanto, a disponibilidade de vacinas seguras e eficazes para crianças em idade escolar é crítica", diz o texto.

Sem vacinas Covid-19 eficazes para essa faixa etária, as crianças podem se tornar reservatórios contínuos de infecção e fontes de novas variantes emergentes. (...) A vacinação generalizada em todas as faixas etárias é, portanto, essencial nos esforços em andamento para reduzir a pandemia
Trecho do artigo do New England Journal of Medicine

Governadores também têm apoiado a celeridade na imunização desse grupo. Hoje, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum Nacional de Governadores, disse que "é importante a vacinação dessas crianças para o calendário também da educação".

Segundo Queiroga, amanhã será informado um cronograma com a chegada das doses para a imunização das crianças. O ministro, porém, disse que a atenção do ministério, no momento, é ampliar a cobertura de segunda dose e do reforço. "É o que nós vamos fazer para evitar que haja uma terceira onda forte aqui no Brasil."