Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio reduz dias mínimos de isolamento para infectados com covid para 7 dias

Caso o paciente seja assintomático, o médico poderá recomendar um mínimo de cinco dias de isolamento - Getty Images
Caso o paciente seja assintomático, o médico poderá recomendar um mínimo de cinco dias de isolamento Imagem: Getty Images

Do UOL, em Brasília

05/01/2022 19h39

A cidade do Rio de Janeiro recebeu uma nova diretriz sobre a quarentena mínima necessária para pessoas que contraírem a covid-19. O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, assinou hoje um documento que estipula uma diminuição do tempo em isolamento. A mudança já está valendo.

A orientação, que já chegou a ser de 14 dias, é que os contaminados com o coronavírus fiquem 7 dias longe de outras pessoas e façam uso rigoroso de máscara para evitar novos contágios.

Caso o paciente seja assintomático, o médico poderá recomendar um isolamento mínimo de cinco dias, sob a condição de que o infectado fará uso rigoroso de proteção facial adequada por, pelo menos, 7 dias.

As pessoas contaminadas pelo vírus só devem ser dispensadas do isolamento quando estiverem sem sintomas. Se os desconfortos persistirem, o paciente deve refazer o teste de covid-19.

Outros termos do documento

O documento da secretaria de Saúde estipula que é proibida a circulação de funcionários, colaboradores e acompanhantes de pacientes em unidades de saúde caso eles não tenham tomado as doses de reforço da vacina contra o coronavírus.

As orientações também reforçam a importância da população continuar usando máscaras para prevenir a doença, especialmente com o aumento de casos da ômicron e da chamada flurona.