Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Carnaval hoje 'não é adequado' nem em espaços privados, diz Gabbardo

João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo - Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

06/01/2022 11h46

Para João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus do governo de São Paulo, a comemoração do Carnaval em espaços privados não evitaria o contágio nas condições atuais da pandemia.

"As festas nessas últimas semanas... O que a gente encontra de gente que se contamina em festas de formatura, comemorações de final de ano é muito significativo. O risco continua sendo muito elevado. Imaginamos que neste momento não é adequado mesmo, esses eventos privados não devem ser realizados", afirmou em entrevista à CNN Brasil.

"Carnaval de rua é impensável, não tem como fazer", opinou. Sobre os desfiles, Gabbardo afirma que, com exigência de testagem, vacina e máscaras, o evento é possível, mas ainda terá riscos:

"Sempre digo que é um evento muito parecido com o que acontece nos estádios de futebol, mas as pessoas precisam estar testadas, vacinadas, utilizar máscaras. Mesmo assim a gente tem que avaliar: como essas pessoas vão chegar lá? Vão pegar transporte coletivo, vai haver acúmulo."

Para o médico, ainda não é possível dar uma resposta definitiva: "Nesse momento acho que não dá para pensar no Carnaval, temos que esperar um pouco mais para poder nos posicionarmos. Mas pensando no que está acontecendo agora, seríamos contrários à realização".