Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria diz que São Paulo pode retomar restrições para conter covid-19

Comitê científico do estado vai se reunir e decisão será anunciada amanhã, disse o governador - Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
Comitê científico do estado vai se reunir e decisão será anunciada amanhã, disse o governador Imagem: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Anna Satie e Lucas Borges

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 15h55

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje que pode haver novas restrições para conter a covid-19, com o aumento recente do número de casos. Ele afirmou, porém, que não há previsão de fechar o comércio ou serviços.

"Vamos ter restrições que já foram apresentadas para eventos de aglomerações", afirmou durante agenda no interior do estado. "Grandes aglomerações não são recomendáveis e o comitê científico já expressou essa deliberação".

O governador, entretanto, não detalhou o que seriam grandes aglomerações. Doria disse que não há necessidade de restringir atividades comerciais. "Não há nesse momento nenhuma indicação ou necessidade de fechamento ao comércio ou setor de serviços, assim como setor produtivo, do agronegócio e da indústria. Há sim, cautela", declarou.

Segundo ele, o comitê científico irá se reunir nesta tarde, e as decisões serão anunciadas amanhã em entrevista coletiva.

Bastidores

A expectativa nos bastidores do governo é que Doria anuncie restrições a eventos fechados com milhares de participantes até o Carnaval. O número limite deve ser definido na manhã de quarta-feira (12). Às 12h45 está prevista entrevista do coletiva do governador no Palácio dos Bandeirantes.

A medida vem como resposta às críticas em torno do cancelamento dos desfiles do blocos de rua, enquanto os festas fechadas continuam ocorrendo. Também é uma demanda do Comitê Científico, que, com a chegada da ômicron, vem pedindo para aumentar restrições a locais com aglomeração.

O comitê considera que, assim como foi registrado na África do Sul, o número de casos de covid-19 provocados pela ômicron recue após atingir um pico --registrado um mês após a primeira detecção da variante. O que não se sabe é se o sistema de saúde é capaz de comportar a alta. A recomendação, portanto, é pela prevenção.

Segundo fontes do UOL, o governo descarta qualquer restrição ao funcionamento do comércio e a flexibilização do uso de máscara. O governo também tem planos de divulgar as datas para vacinação infantil, mas não deve anunciá-las nesta quarta.

Aumenta pressão no sistema de saúde

As novas internações em leitos reservados para covid-19 mais do que dobraram no estado de São Paulo em um mês, como revelou pesquisa encomendada pelo UOL. As causas para as internações são o rápido avanço da variante ômicron do coronavírus e o surto de gripe pela cepa H3N2.