Topo

Esse conteúdo é antigo

Vecina: Barra Torres 'dá certo' por diploma de médico, não formação militar

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/01/2022 20h17

O médico sanitarista e cofundador da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Gonzalo Vecina elogiou a postura do diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, na resposta dada ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que insinuou interesse do órgão para a autorização da vacina contra covid-19 para crianças.

No sábado (8), Barra Torres divulgou nota rebatendo as alegações de Bolsonaro e cobrando investigação caso haja indícios de corrupção na Anvisa. Ontem, Bolsonaro chamou a carta de "agressiva" e negou ter acusado a agência de irregularidades. Para Vecina, atritos entre o órgão regulador e o governo federal são normais; porém, é "anormal" a forma do presidente da República tentar resolvê-los.

"Gostei do posicionamento do Barra Torres. Agora, tem também um subtexto: os militares no governo Bolsonaro", disse o médico. "Os militares são profissionais que resolveram enveredar por uma profissão que tem lá suas responsabilidades fundamentais, porém, eles foram preparados para trabalhar na política?", questionou.

"Está na hora da gente repensar para que servem os militares [no governo Bolsonaro]. Barra Torres está dando certo provavelmente pelo diploma de médico, mas não pelo de militar", afirmou Vecina.

Para o médico, a resposta do diretor-presidente da Anvisa tem um "quê do pedaço militar dele" — o que não faz bem para a República brasileiro.

"Nós temos que discutir a presença dos militares, mesmo aqueles que dão certo. Está na hora da gente pensar a presença dos militares na vida civil brasileira."