Topo

Estados esperam chegada de vacinas para crianças para confirmar calendário

Segundo ministério da Saúde, primeira remessa de doses para crianças deve ser chegar amanhã no Brasil - Getty Images
Segundo ministério da Saúde, primeira remessa de doses para crianças deve ser chegar amanhã no Brasil Imagem: Getty Images

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

12/01/2022 17h43Atualizada em 12/01/2022 18h17

A maioria dos estados brasileiros aguarda a chegada das vacinas para crianças para divulgar o calendário de imunização infantil contra covid-19. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cerca de 600 mil doses devem chegar amanhã no Brasil.

Levantamento feito pelo UOL aponta que ao menos 18 estados esperam a chegada dessas doses para iniciar a aplicação no público de 5 a 11 anos. São Paulo, que está nessa lista, abriu hoje o pré-cadastro para o público-alvo.

Com a chegada do imunizante amanhã, o estado paulista estima iniciar a imunização por faixa etária entre os dias 14 e 15 de janeiro, mas não informou o calendário completo.

Ao todo, em janeiro, o governo federal deve receber 4,3 milhões de doses da vacina para crianças, outras 7,2 milhões em fevereiro e 8,4 milhões de doses em março.

O total para esse primeiro mês é considerado pequeno, já que o país conta com cerca de 20 milhões de crianças entre 5 e 11 anos. Reportagem do UOL também mostrou que crianças de 5 anos morrem mais de covid, mas serão as últimas a serem vacinadas — os estados e municípios, no entanto, têm autonomia para definir suas regras.

A liberação da vacinação para crianças pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 16 de dezembro, mas só foi confirmada pelo governo federal no dia 5 de janeiro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) é contra a vacinação infantil e já disse que não irá vacinar sua filha de 11 anos.

Durante as últimas semanas do ano, o ministério chegou a abrir uma consulta pública sobre o tema e pretendia tornar obrigatória prescrição médica para que as crianças pudessem se vacinar.

Aplicação em 48 horas

Na semana passada, em entrevista ao UOL News, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) disse que começa a aplicação do imunizante após 48 horas da chegada das doses. Os governos do Ceará e de Goiás pretendem começar a vacinar na próxima segunda-feira (17).

O Rio Grande do Sul é, até o momento, o estado com mais detalhes divulgados sobre o calendário. A estimativa é que a imunização em crianças com comorbidades comece no dia 19.

"Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde", diz a pasta.

O estado do Rio de Janeiro também aguarda a chegada das doses para as crianças, mas a capital carioca já divulgou calendário e começa na próxima segunda-feira (17) a imunizar meninas de 11 anos. A estimativa é concluir a primeira etapa no dia 8 de fevereiro, com os meninos de 5 anos.

O Espírito Santo afirma que começará a imunização assim que o Ministério da Saúde disponibilizar a vacina. Crianças com comorbidades serão priorizadas.

Intervalo de doses

O Ministério da Saúde também indicou um intervalo maior do que o recomendado na bula entre a primeira e a segunda dose do imunizante. Pela pasta, o intervalo deve ser de oito semanas, enquanto a Pfizer indica três.

Especialistas ouvidos pelo UOL criticaram a decisão do governo federal por não considerar o atual momento da pandemia no país. Nos EUA, por exemplo, é praticado o intervalo de 21 dias.

Serão aplicadas doses de 0,2 ml — o equivalente a 10 microgramas, um terço da dose dos adultos). A vacina para o público infantil também tem uma menor concentração do mRNA (componente que estimula a resposta do sistema imunológico).