Topo

Esse conteúdo é antigo

Veja quais capitais começam a vacinar crianças contra covid nesta segunda

16.jan.2021 - Criança recebe a vacina contra a covid-19 em Osasco, na Grande São Paulo - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
16.jan.2021 - Criança recebe a vacina contra a covid-19 em Osasco, na Grande São Paulo Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/01/2022 20h12Atualizada em 16/01/2022 23h34

Onze capitais brasileiras começam a vacinação contra a covid para crianças de 5 a 11 anos nesta segunda-feira (17), segundo informações de autoridades locais. São elas: Belém, Curitiba, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina.

Cuiabá abre nesta segunda o pré-cadastro de vacinação para crianças desta faixa etária, de acordo com a prefeitura.

Porto Alegre deve iniciar a vacinação infantil contra a covid na quarta (19) e Palmas, na quinta (20). Até o momento da publicação deste texto, só não havia previsão para o começo da imunização de crianças em Boa Vista e Natal.

Ao longo do fim de semana, crianças começaram a ser vacinadas em Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Salvador, São Luís e Vitória.

Lote de vacinas é antecipado

A Pfizer entregou no domingo (16), no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mais 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica comprada pelo Ministério da Saúde. A entrega do segundo lote de imunizantes foi antecipada pela empresa, já que as vacinas só chegariam ao Brasil no dia 20 de janeiro. A antecipação permitirá que os estados recebam as doses até terça-feira (18).

A primeira remessa da vacina pediátrica, também composta por 1,2 milhão de doses, chegou ao país na última quinta-feira (13).

A Pfizer deverá entregar 3,7 milhões de doses em janeiro. Também há o compromisso da empresa em entregar 20 milhões da vacina pediátrica no primeiro trimestre deste ano. A distribuição dos imunizantes aos estados tem sido feita pelo Ministério da Saúde.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina pediátrica da Pfizer será de quatro semanas, mesmo a bula tendo recomendado um período de três semanas de intervalo.

Diferença entre doses infantis e para maiores de 12 anos

Maiores de 12 anos:

  • Dose: 30 microgramas
  • Volume: 0,3 ml
  • Doses por frascos: 6
  • Cor do frasco: roxa

Crianças de 5 a 11 anos:

  • Dose: 10 microgramas
  • Volume: 0,2 ml
  • Doses por frascos: 10
  • Cor do frasco: laranja