Topo

Rio teve postos cheios em 1º dia de vacinação de crianças, diz secretário

Colaboração para o UOL

17/01/2022 18h38

Em entrevista ao UOL News, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou que hoje foi dia de postos de saúde cheios devido à vacinação infantil contra a covid-19. A cidade começou hoje a campanha de imunização de crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus.

Segundo o secretário, a expectativa é de ter vacinado neste primeiro dia de campanha aproximadamente 17 mil crianças. Amanhã, disse, espera que cerca de 20 mil recebam o imunizante.

"A adesão está dentro do esperado. A ansiedade era muito grande dos pais em vacinar os filhos. Tivemos cenas muito emocionantes nos postos de saúde", contou.

A campanha de vacinação começou por volta das 7h30 de hoje no Museu do Amanhã, no centro do Rio. A primeira vacinada foi Marion Timóteo Barbosa, 11, campeã de jiu-jitsu e moradora do Morro da Providência, na região central do Rio.

Soranz lembrou, porém, que o município tem apenas 33 mil doses do imunizante da Pfizer, única permitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para vacinar este público.

"Infelizmente o número de doses que recebemos é muito pequeno. A prefeitura do Rio tem capacidade de vacinar 130 mil crianças por dia. Então, infelizmente, tivemos que prorrogar esse calendário, que vai até fevereiro", falou.

"Recebemos um comunicado de que o ministério [da Saúde] deve distribuir mais doses de vacina nesta madrugada. Esperamos receber essas vacinas para distribuir aos postos de saúde e não precisar interromper a vacinação na quarta-feira."

Variante ômicron

A variante ômicron, segundo Soranz, tem disseminado muito rapidamente na cidade do Rio de Janeiro, como aconteceu em países como Estados Unidos e África do Sul.

De acordo com ele, por conta do aumento de casos, o número de internações hospitalares aumentou: já está chegando em torno de 650 pessoas internadas por covid-19 na cidade do Rio, afirmou o secretário. Além disso, segundo ele, isso tem acontecido mais com as pessoas que não se vacinaram.

"90% dos internados na cidade do Rio não tinham esquema vacinal completo e 46% dos internados não tomaram nenhuma dose da vacina contra covid-19."