Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Pessoas madrugam em pontos de testagem e RJ registra longas filas

Filas para testagem de Covid no RJ dobram quarteirões - Reprodução/TV Globo
Filas para testagem de Covid no RJ dobram quarteirões Imagem: Reprodução/TV Globo

Caíque Alencar

Do UOL, em São Paulo

18/01/2022 10h31Atualizada em 18/01/2022 13h24

Longas filas foram registradas na manhã de hoje no Rio de Janeiro para a realização de testes para a covid-19. Segundo o registro feito pelo Bom Dia Rio, da TV Globo, carros se enfileiraram ao redor do estádio do Engenhão, na Zona Norte, dando a volta em quase todo o quarteirão.

A longa espera também ocorreu em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, onde as filas para testagem deram a volta no quarteirão da Praça do Zé Garoto, no centro da cidade. Para tentar pegar menos fila, algumas pessoas chegaram nos postos às 5h, já que a realização do teste no município não exige agendamento.

As filas acontecem em meio ao avanço da variante ômicron do novo coronavírus. Em São Gonçalo, na primeira semana de janeiro, o município fez cinco mil testes. Na seguinte, o número subiu para 25 mil procedimentos.

Procurada pelo UOL, a secretaria de Saúde da Prefeitura do Rio afirmou que as filas se formaram porque muitas pessoas estão migrando para o serviço público para fazer os testes.

"Infelizmente, como a rede particular não ampliou sua capacidade e está no momento restringindo os testes, muitas pessoas, por não conseguirem fazer o teste pelos planos de saúde, estão migrando para a rede pública e sobrecarregando as unidades", diz nota enviada pela pasta.

Ainda segundo a Saúde, o município ampliou sua capacidade de realização de testes de antígeno para covid-19 em 48 vezes. Desde o início do ano, mas de 500 mil testes foram feitos na cidade, que conta com 230 unidades de Atenção Primária e 15 centros de atendimento.