Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo: Número de profissionais de saúde afastados por covid quase dobra

Imagem meramente ilustrativa; crescimento se dá em meio à transmissão comunitária da variante ômicron no Brasil - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa; crescimento se dá em meio à transmissão comunitária da variante ômicron no Brasil Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/01/2022 12h49Atualizada em 22/01/2022 18h03

O número de profissionais de saúde afastados com covid-19 na cidade de São Paulo chegou a 2.688, segundo boletim divulgado ontem pela prefeitura. O dado é 91,6% maior que o registrado no boletim anterior, do dia 13 de janeiro, quando 1.403 estavam afastados em razão da doença.

O crescimento se dá em meio à transmissão comunitária da variante ômicron no Brasil, com explosão de casos. Ontem, a média móvel de casos conhecidos de covid-19 no Brasil bateu recorde pelo quarto dia seguido, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

Em relação ao afastamento por outras síndromes gripais, o crescimento foi de 43,55%, passando de 1.683 para 2.416 em uma semana. Considerando o afastamento por diferentes causas, são no total 5.211 profissionais da rede pública municipal de saúde. Na semana passada, eram 3.193 afastamentos.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a capital paulista registrou 107 mortes de profissionais de saúde. Não houve mudança em relação ao dado registrado na semana passada.

Afastamento de profissionais de saúde de São Paulo (dados de 21 de janeiro)

  • Profissionais afastados: 5.211
  • Profissionais de saúde - covid-19 confirmados: 2.688
  • Profissionais afastados com síndrome gripal: 2.416
  • Óbitos acumulados: 107

Afastamento de profissionais de saúde de São Paulo (dados de 13 de janeiro)

  • Profissionais afastados: 3.193
  • Profissionais de saúde - covid-19 confirmados: 1.403
  • Profissionais afastados com síndrome gripal: 1.683
  • Óbitos acumulados: 107

Em nota ao UOL, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a rede municipal de saúde tem mais de 13 mil médicos, dos quais pelo menos 2,5 mil foram contratados durante a pandemia. Atualmente, a SMS conta com 106.428 profissionais.

"A SMS já autorizou todas as organizações parceiras a contratação de 700 profissionais de saúde, inclusive médicos, para atender a demanda nas unidades de Atenção Básica, a critério das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Além disso, 280 profissionais já foram contratados no mês de dezembro para auxiliar no atendimento à população", diz um trecho do comunicado.

A SMS informou ainda que aplicou recursos para ampliar e intensificar o atendimento remoto de pacientes.

Carnaval adiado

Os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro foram adiados para o mês de abril, na semana do feriado de Tiradentes. A decisão foi tomada em reunião online com a presença dos prefeitos Ricardo Nunes (MDB) e Eduardo Paes (PSD), além dos secretários de saúde das respectivas capitais.

Em coletiva de imprensa após a reunião, Ricardo Nunes disse que a decisão foi tomada pela secretaria de Saúde.

"A saúde chegou para mim e para o Eduardo e falou o seguinte: o que está previsto para final de fevereiro, vai ter que adiar. Vamos perguntar para Liga se existe a concordância e o apoio, a liga concordou. A gente não falou em carnaval de rua", disse o prefeito.

O Carnaval de rua já havia sido cancelado nas cidades.