Topo

Esse conteúdo é antigo

CEO da Pfizer diz que vacina anual seria melhor que reforços frequentes

Bourla disse que se a imunização ocorresse uma vez por ano seria mais fácil convencer as pessoas a tomarem sua dose - John Thys/Reuters
Bourla disse que se a imunização ocorresse uma vez por ano seria mais fácil convencer as pessoas a tomarem sua dose Imagem: John Thys/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/01/2022 08h01

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse no último sábado (22) que uma vacina anual contra a covid-19 seria preferível a doses de reforço mais frequentes no combate à pandemia de coronavírus.

"Este não será um bom cenário. O que eu espero [é] que tenhamos uma vacina que você terá que tomar uma vez por ano", disse Bourla, em entrevista ao N12 News de Israel, ao ser questionado se ele vê doses de reforço sendo administradas a cada quatro ou cinco meses regularmente.

A vacina desenvolvida pela farmacêutica em parceria com a BioNtech mostrou ser eficaz contra casos graves e mortes pela variante ômicron, mas menos eficaz na prevenção da transmissão. Com o aumento dos casos, alguns países expandiram os programas de reforço da vacina ou reduziram o intervalo entre as injeções.

Bourla acrescentou que se a imunização ocorresse uma vez por ano seria mais fácil convencer as pessoas a tomarem sua dose.

"É mais fácil para as pessoas lembrarem. Então, do ponto de vista da saúde pública, é uma situação ideal. Estamos procurando ver se podemos criar uma vacina que cubra ômicron e não esqueça as outras variantes e isso pode ser uma solução", justificou o CEO da Pfizer.

* Com informações da Reuters