Topo

Luana Araújo: É prematuro desobrigar uso de máscara em ambientes fechados

Colaboração para o UOL

14/03/2022 18h28

A infectologista Luana Araújo disse nesta segunda-feira (14) que ainda está muito cedo para retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados aqui no país. Em entrevista ao UOL News, ela afirmou que isso pode acontecer daqui a pouco, mas não é o momento ainda.

"Não temos nenhum local do país com uma cobertura vacinal suficientemente avançada, especialmente nas populações mais vulneráveis, que permita [retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras] de maneira generalizada sem afetar as pessoas mais suscetíveis", avaliou ela.

Questionada sobre o que acha de algumas capitais, como São Paulo, desobrigar o uso do item de proteção em lugares abertos, a infectologista explicou que transmissibilidade da covid-19 em ambientes abertos é muito menor que em ambientes fechados.

"Em lugares abertos há uma renovação do ar, que permite que as partículas sejam jogadas para outros lugares que não necessariamente sobre as pessoas. O que é bastante diferente de ambientes fechados, já partículas ficam suspensas no ar, com muito mais facilidade de contaminar as pessoas", esclareceu.

Mas Luana lembrou que o ideal é continuar mantendo o distanciamento entre as pessoas mesmo em lugares abertos.

Na semana passada, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a desobrigação do uso de máscara de proteção contra covid-19 em ambientes abertos em todo o estado.

O uso continua obrigatório em ambientes fechados, como: salas de aula, transporte público, escritórios, cinemas e teatros.