Topo

Paciente suspeito de ebola é internado em hospital na Califórnia

Sharon Bernstein

Em Sacramento, nos EUA

29/01/2015 19h24

Um paciente com suspeita de ter contraído ebola foi internado nesta quinta-feira no Centro Médico da Universidade da Califórnia (UC), em Davis, nos Estados Unidos, disse em comunicado o hospital.

Não foram fornecidas mais informações sobre o paciente, exceto que foi transferido na manhã de quinta-feira para o Centro Médico UC Davis, do Mercy General Hospital, em Sacramento, com "sintomas consistentes de infecção pelo vírus do ebola".

A porta-voz do Hospital Dorsey Griffith disse que o paciente estava passando por exames, mas ela não sabia se o indivíduo tinha viajado recentemente para a África Ocidental, epicentro da pior epidemia de ebola já registrada.

Griffith se recusou a especificar os sintomas apresentados pela pessoa, mas afirmou que eles eram suficientemente graves para "que o paciente fosse admitido como um suspeito de ebola".

O hospital informou ainda que o centro da UC, em Davis, foi indicado pelo Departamento de Saúde Pública como um hospital preparado para tratar casos confirmados de pacientes com ebola.

"As medidas colocadas em prática para proteger a saúde e a segurança dos funcionários do hospital e pacientes incluem treinamento extensivo no uso de equipamento de proteção pessoal e área de isolamento destinada ao tratamento de pacientes com suspeita de ebola ou que tiverem a infecção confirmada", disse o hospital.

O centro médico está aberto e operando normalmente, diz o comunicado.

Ao menos 10 pessoas receberam tratamento contra o ebola nos Estados Unidos, quatro delas tiveram diagnóstico confirmado para a doença fatal em solo norte-americano. A epidemia de ebola, que atinge principalemnte a África Ocidental, já deixou ao menos 8.800 mortos.

Apenas duas pessoas, segundo informações divulgadas, contraíram o vírus nos Estados Unidos - duas enfermeiras que trataram um paciente com ebola proveniente da Libéria que ficou doente durante uma visita a Dallas. O homem, Thomas Duncan, acabou morrendo.