Topo

"Não posso deixar estragar esse coração", diz carioca que recebeu órgão de alemão morto na Rio 2016

Stefan Henze, técnico alemão da canoagem slalom que faleceu após acidente no Rio - Divulgação
Stefan Henze, técnico alemão da canoagem slalom que faleceu após acidente no Rio Imagem: Divulgação

Maria Clara Pestre

Do Rio de Janeiro

09/10/2017 19h31

O coração do ex-técnico da equipe alemã de canoagem slalom Stefan Henze, que morreu após sofrer um acidente de carro durante a Olimpíada do Rio de Janeiro no ano passado, está batendo de novo pelo esporte.

A carioca Ivonette Balthazar, 67, recebeu a doação do órgão do medalhista de prata dos Jogos de 2004 após passar 1 ano e 8 meses na fila de transplantes, e agora está pronta para retomar sua vida.

"Antes, a gente quer fazer as coisas, mas vai empurrando para amanhã, e hoje eu estou vendo a coisa de uma outra maneira. Não tem que deixar nada para amanhã. Tem vontade de fazer, faz e faz hoje", disse Ivonette à Reuters.

Após sofrer um infarto em 2012, a aposentada perdeu massa muscular e parte dos movimentos. "Eu tinha 60% do meu coração necrosado. A cama era minha área de conforto", disse.

Agora, pouco mais de um ano após o transplante, Ivonette entrou no processo de reabilitação e participou pela primeira vez de um evento esportivo, uma caminhada de 3 quilômetros na praia de Copacabana, ao lado do neto de 7 anos.

"Hoje a minha meta é fazer cada vez mais. O corpo pede, e eu não posso deixar estragar esse coração", disse Ivonette, que também pretende se aventurar na canoagem, esporte de Henze. "Eu ainda vou pegar uma canoa na lagoa e dar os meus remos." 

Para o médico Daniel Kopiler, responsável pela reabilitação cardíaca do Instituto Nacional de Cardiologia, o transplante vai permitir que Ivonette mude sua história de vida.

"Ela vai poder passar a fazer coisas que ela jamais sonhava que pudesse voltar a fazer. Isso graças a uma pessoa que não está mais aqui entre nós", afirmou.

Stefan Henze, 35, que estava no Brasil para os Jogos de 2016, sofreu morte cerebral depois que o táxi em que estava com um companheiro de equipe bateu em uma barreira de concreto a caminho da Vila Olímpica do Rio, em agosto do ano passado.  

Após o transplante, Ivonette tentou entrar em contato com a família de Henze para agradecer, e chegou até a enviar uma carta através do consulado alemão.

"Eu estava feliz, minha família estava feliz, mas do outro lado tinha gente sofrendo", disse, acrescentando que tem vontade de conhecer a família do atleta. "Eu teria muita vontade de dar um abraço nessa mãe e nesse pai".

* Reportagem adicional de Sebastian Rocandio.