Topo

Congo tem 17 mortes reportadas em novo surto de Ebola

Carl de Souza/AFP
Imagem: Carl de Souza/AFP

Tim Cocks e Joe Bavier

Em Kinshasa

08/05/2018 20h20

Ao menos 17 pessoas morreram em uma área no noroeste da República Democrática do Congo, onde autoridades da saúde confirmaram um surto de Ebola, informou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (8).

É a nona vez que o Ebola é registrado no país centro-africana, cujo rio Ebola, no leste do país, deu nome ao vírus mortal quando foi descoberto ali na década de 1970, e ocorre menos de um ano após seu último surto, que matou oito pessoas.

"Nosso país está enfrentando outra epidemia do vírus Ebola, o que constitui uma emergência internacional de saúde pública", disse o ministério em um comunicado.

"Nós ainda dispomos dos recursos humanos bem treinados que foram capazes de controlar rapidamente as epidemias anteriores", afirmou.

Acredita-se que o Ebola seja transmitido por longas distâncias por morcegos, que podem hospedar o vírus sem morrer, uma vez que ele infecta outros animais com quem compartilha árvores, como os macacos. Frequentemente se espalha para os seres humanos através de carne de animais selvagens infectada.

Antes da confirmação do surto, autoridades locais de saúde relataram 21 pacientes que apresentavam sinais de febre hemorrágica em torno da aldeia de Ikoko Impenge, perto da cidade de Bikoro. Dezessete desses depois faleceram.

Equipes médicas apoiadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela entidade Médicos sem Fronteiras foram despachadas para a região no sábado e colheram cinco amostras de casos ativos sob suspeita. Duas dessas amostras deram positivo para a cepa Zaire do vírus Ebola, informou o ministério.