Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministério da Saúde diz que testará 24% da população para covid-19

Profissional de saúde faz teste para detectar o coronavírus em motorista no Hospital Geral de Fortaleza - Divulgação/Governo do Ceará
Profissional de saúde faz teste para detectar o coronavírus em motorista no Hospital Geral de Fortaleza Imagem: Divulgação/Governo do Ceará

Por Ricardo Brito

Em Brasília

23/06/2020 12h51

O Ministério da Saúde pretende realizar testes para covid-19 em 12% da população na modalidade RT-PCR e outros 12% pelo meio sorológico no plano de orientação de testagem em massa, afirmou o secretário de Vigilância de Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, nesta terça-feira.

Em audiência pública virtual a uma comissão mista do Congresso, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou que a pasta vai apresentar até a quarta-feira em entrevista coletiva o plano de orientação para a testagem em massa para o novo coronavírus.

Pazuello disse que a orientação "demorou um pouquinho" para ser apresentada porque era preciso tirar todas as dúvidas sobre a realização de testes. Ele e o secretário da pasta não deram maiores detalhes sobre o assunto.

"Ela está pronta, aqui na minha mão", disse o ministro interino, levantando um papel. "Não vou fazer spoiler aqui", completou.

A estratégia para a testagem será apresentada após o forte alastramento da pandemia no país, com mais de 1 milhão de infectados por Covid-19 e 51 mil mortes.

Também será anunciada meses após o início da disseminação do novo coronavírus no Brasil, período em que o presidente Jair Bolsonaro fez duas trocas no comando do Ministério da Saúde — uma ao demitir Luiz Henrique Mandetta e outra após pedido de demissão de Nelson Teich— antes de Pazuello assumir interinamente.

Pazuello disse que o ministério já distribuiu até o momento 11,3 milhões de testes para diagnóstico de Covid-19, sendo 3,8 milhões de testes RT-PCR e outros 7,5 milhões de testes rápidos.