Topo

Bebidas vitaminadas são uma boa ideia?

Bebidas vitaminadas: nutricionistas se preocupam que muitas pessoas estejam ingerindo níveis de vitaminas e nutrientes desnecessários a sua dieta - Reprodução/Kristi Berry
Bebidas vitaminadas: nutricionistas se preocupam que muitas pessoas estejam ingerindo níveis de vitaminas e nutrientes desnecessários a sua dieta Imagem: Reprodução/Kristi Berry

Anahad O'connor

16/02/2015 06h00

Está aumentando o número de empresas que acrescenta vitaminas e minerais a sucos, bebidas energéticas e água mineral, respondendo a uma demanda crescente do consumidor por esses produtos. Ainda que a quantia de nutrientes acrescidos nessas bebidas costume ser geralmente pequena, nutricionistas se preocupam que, levando em conta a dieta geral, muitas pessoas estejam ingerindo níveis de vitaminas e nutrientes desnecessários e com potencial de fazer mal.

"Existem vitaminas e minerais presentes naturalmente nos alimentos, e aí você tem pessoas tomando suplementos e todos esses alimentos enriquecidos", disse Mridul Datta, da Universidade Purdue. "A soma total resulta em excesso. Existe a possibilidade de as pessoas receberem muito mais vitaminas do que o necessário."

Estudo publicado no mês passado analisou 46 bebidas vendidas em supermercados ao lado de água mineral. Constatou-se que muitas delas continham vitaminas B6, B12, niacina e vitamina C acima da média diária recomendada para adultos jovens.

Segundo especialistas, a maior preocupação é a explosão de bebidas anunciadas por seus níveis elevados de antioxidantes. O corpo precisa de antioxidantes para neutralizar radicais livres que podem danificar as células e o DNA. Contudo, os radicais livres também são empregados para combater infecções e células cancerígenas e, quando os antioxidantes estão presentes em excesso, as coisas podem se desequilibrar.

"É muito difícil imaginar a lógica empregada pelos fabricantes para fazer esse enriquecimento", disse Valerie Tarasuk, principal autora do estudo e nutricionista da Universidade de Toronto. "Não tem como as coisas acrescentadas serem as que o corpo necessita ou com as quais possa se beneficiar."

"Não sabemos quais podem ser os efeitos da exposição crônica. Com esses produtos, embarcamos em uma experiência nacional", disse ela.