Topo

Cruzar as pernas prejudica a circulação?

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

C. Claiborne Ray

19/02/2015 06h00

P: Sentar com uma perna cruzada sobre a outra causa problemas circulatórios?

R: "Ao contrário da crença popular", isso não causa problemas vasculares, ainda mais varizes, disse o Dr. Darren B. Schneider, diretor de cirurgia vascular e endovascular do Centro Médico NewYork-Presbyterian/Weill Cornell.

Na verdade, segundo Schneider, a maioria das veias com varizes é provocada por um problema intrínseco das veias, caracterizado pelo enfraquecimento de suas paredes e pela deficiência das válvulas que controlam o fluxo sanguíneo.

Provavelmente, a genética tem muito mais a ver com o aparecimento de veias varicosas do que a posição sentada, disse Schneider. Ainda de acordo com ele, "a pessoa tem um risco maior de tê-las se outros familiares também as tiverem".

Qualquer coisa que aumente a pressão nas veias combinada ao problema existente provoca acumulo de sangue e inchaço das paredes das veias induzindo às varicosidades.

Fatores que causem a elevação crônica da pressão dentro das veias no abdome e nas extremidades inferiores também podem agravar os sintomas.

"É por isso que a gravidez, obesidade e ficar em pé durante longos períodos de tempo estão ligados ao aparecimento de veias varicosas", explicou Schneider. Usar roupas justas ou sapatos altos também pode piorar a situação.

Segundo o médico, o exercício pode melhorar os sintomas porque as contrações musculares nos pernas ajudam a circulação.

Por fim, é verdade que um aneurisma ou a colocação de "stents" arteriais nas extremidades das pernas pode significar que o ato de sentar com as pernas cruzadas durante períodos longos pode causas problemas, alertou Schneider. Assim, as pessoas dentro desse grupo devem consultar um médico quanto aos riscos de cruzar as pernas.