Topo

Divórcio é nocivo ao coração das mulheres, mostra pesquisa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Nicholas Bakalar

28/04/2015 16h43

O divórcio talvez esteja relacionado a aumento do risco de ataques cardíacos, especialmente em mulheres. Os pesquisadores estudaram uma amostra representativa em nível nacional de 15.827 pessoas, de 45 a 80 anos, que eram ou tinham sido casadas. Publicado no periódico Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, o estudo iniciou em 1992, e os participantes foram entrevistados a cada dois anos até 2010. Aproximadamente um terço dos participantes tinha se divorciado ao menos uma vez na vida.

Durante o acompanhamento, 1.211 participantes (aproximadamente oito por cento) foram vítimas de ataque cardíaco. Após o controle das variáveis idade, raça, etnia, obesidade, hipertensão, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e outros fatores de saúde e estilo de vida, os pesquisadores descobriram que o risco de sofrer um ataque cardíaco era 24 por cento maior para as mulheres que foram divorciadas ao menos uma vez em comparação com as que foram sempre casadas. O risco era 77 por cento maior para as que foram divorciadas por duas vezes e 35 por cento maior para as que se casaram de novo.

Entre os homens, o risco foi aproximadamente 30 por cento maior apenas entre os que foram divorciados mais de uma vez.

"O divórcio não é um fator de risco tradicional, como o tabagismo e a pressão arterial alta. Todavia, esperamos que médicos e enfermeiras e o público em geral entendam melhor como o estresse do divórcio pode afetar suas vidas", afirmou Matthew E. Dupre, principal autor do estudo e professor adjunto de Sociologia da Universidade Duke.