 |

04/12/2002 18h39

Pão, e não chocolate, pode ser o culpado pelas espinhas, diz estudo

Douglas Fox, da New Scientist

Esqueça o chocolate e as comidas gordurosas. O consumo de pão e cereais refinados pode ser o verdadeiro culpado por trás das espinhas que atacam muitos jovens. Essa é a teoria de uma equipe liderada por Loren Cordain, uma bióloga da Universidade Estadual do Colorado, em Fort Collins.
Pães e cereais altamente processados são facilmente digeridos, provocando um grande fluxo de açúcares e fazendo o corpo produzir altos níveis de insulina e fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1).
Isso, por sua vez, provoca um excesso de hormônios masculinos que estimulam os poros da pele a produzir grande quantidade de sebo - substância gordurosa muito apreciada pelas bactérias que provocam a acne. O IGF-1 também estimula as células da pele chamadas queratinócitos a se multiplicar, uma das características da acne, diz a equipe em um trabalho que será publicado na edição de dezembro de "Archives of Dermatology".
Uma equipe australiana testará a teoria em breve, colocando 60 meninos adolescentes com acne em uma dieta de baixo teor de carboidratos durante três meses para ver se faz alguma diferença. "Existem muitas evidências esparsas", diz Neil Mann, pesquisador de nutrição na Universidade RMIT, em Melbourne.
"Os dermatologistas dizem que colocaram pacientes em dietas de baixos carboidratos e houve melhoras. Este será o primeiro estudo controlado", disse Mann, que vai supervisionar o estudo.
Até 60% dos jovens de 12 anos e 95% dos de 18 anos nas sociedades modernas sofrem de acne, e para alguns as espinhas continuam até a meia idade. Entretanto, a acne é praticamente desconhecida em sociedades de subsistência como os kitava, habitantes de Papua-Nova Guiné, e os ache da Amazônia.
"Os únicos alimentos disponíveis para essas populações são minimamente processados", salienta Cordain. "Eles não conhecem açúcares refinados nem grãos refinados." O povo inuit do Alasca também não costumava ter acne, mas elas chegaram com a dieta ocidental.
O motivo disso pode ser que os pães modernos são feitos de farinha finamente moída, e os cereais são manufaturados com processos de alta pressão que rompem as estruturas das proteínas dos grãos com bolhas de ar, em ambos os casos dando às enzimas digestivas um fácil acesso ao amido. O pâncreas reage à digestão rápida produzindo uma sobrecarga de insulina.
Evidências sugerem uma ligação entre a insulina ou IGF-1 e a acne. Muitas mulheres com acne têm superprodução de insulina e IGF-1. Quando a substância foi usada para tratar pessoas com uma doença chamada síndrome de Laron, os pacientes sofreram um aumento de hormônios masculinos, seguido de acne. Descobriu-se que a droga metformina, usada para neutralizar a insulina, conteve a acne em mulheres com síndrome de ovário policístico, uma condição em que há secreção excessiva de insulina.
A acne pode não ser o único problema causado pela ingestão de grandes quantidades de amidos altamente refinados. Essas dietas também são acusadas de provocar miopia e contribuir para a diabetes adulta.
Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves
|
 |
 |
|
 |
|