Topo

Tabloide

Nas camas britânicas cabem até 3 pessoas! Conheça as diferenças pelo mundo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/09/2016 06h00

Dormir bem é fundamental para que uma viagem seja proveitosa, afinal, a gente passa o dia todo andando pra lá e pra cá, que quando chega no hotel só quer banho e cama.

Se você é um viajante inveterado, já deve ter se deparado com colchões horríveis, camas estranhas, mal cheirosas, estreitas ou grandes demais nas suas andanças mundiais. 

É por isso que o UOL Tabloide, sempre pensando em você, caro internauta, fez essa listinha amiga! E você verá que tem de tudo: de camas de solteiro pra lá de estreitas a camas de casal com quase três metros de largura. Saiba, então, o que escolher quando for para estes destinos. E o que evitar, claro!

E de quebra, o Kayak, site para pesquisas de viagem, ainda dá algumas dicas para dormir melhor em suas viagens:

  • dias antes de viajar, é recomendável dormir mais cedo se o seu destino está ao leste, e fazer o contrário se for viajar para o oeste;
  • ao reservar seu hotel, evite quartos perto de ruas movimentadas, elevadores e máquinas de venda automática;
  • se estiver viajando para um fuso horário muito diferente, peça por um quarto que não pegue sol pela manhã. Acredite, vai te ajudar na adaptação dormir umas horinhas a mais;
  • se puder, leve o seu próprio travesseiro, afinal, não é só o colchão que conta!

  • Reprodução/High In Design

    Cama de casal para três!

    Vai achando que as camas de casal "King Size" ou "Queen Size" são as maiores encontradas em hotéis. No Reino Unido, a "realeza" na hora do sono vai bem além: é possível encontrar tamanhos ainda maiores com os sugestivos nomes de "Rei do Oriente", "Imperador" ou "César". Esta última, elas chegam a medir 2,45 metros de largura por 2,20 metros de comprimento, ou seja, até três hóspedes podem descansar ao mesmo tempo nessas espaçosas camas. Use a sua imaginação, internauta!

  • Reprodução/ExperienceEverything

    Surpresa desagradável

    Cuidado com a "cama dupla" oferecida em hotéis de países como Alemanha, Áustria ou Suíça. Não espere uma cama com "tamanho duplo": nestes países, o mais comum é oferecerem camas com dois colchões de solteiro juntos, com aquela fenda nada amistosa a separar o casal, que uó! Nada romântico, né?

  • Reprodução/Miliboo

    Parecidas com as nossas

    As "camas matrimoniais" são encontradas em hotéis italianos e espanhóis. O tamanho delas, no entanto, pode variar bastante. Enquanto na Itália a "cama matrimoniale", também conhecida como "due piazze" ("dupla"), mede 1,60 m x 1,90 m, na Espanha ela é um pouco menor, medindo de 1,35 m a 1,50 m de largura, tamanho parecido com as camas de casal de tamanho padrão brasileiras. Apesar do nome tradicional, é claro que ninguém precisa de aliança ou certidão de casamento para passar uma boa noite de sono nelas. É tudo casual, gente!

  • Reprodução/ICamas

    Para solteiros espaçosos ou casais "grudentos"

    Em países como Áustria, Alemanha e Suíça, há um tamanho de cama conhecido como "cama francesa". Trata-se de uma cama de casal bem estreita, cujo tamanho vai de 1,40 m x 1,90 m a 1,80 m x 2 m. Pode servir tanto para solteiros que querem dormir com bastante espaço ou para casais que gostam de ficar "bem juntinhos" (dormir de conchinha) durante a noite.

  • Reprodução/SoundsLikeHome

    "King Single"

    Tem gente que gosta de dormir sozinho em cama de casal. Na Austrália e na Nova Zelândia, os solteiros que gostam de bastante espaço para a hora do sono, no entanto, não precisam desta "gambiarra". Lá, afinal, encontram-se as maiores camas de solteiro do mundo: a "King Single" é pra lá de espaçosa e mede 1,07 m de largura com 2,04 m de comprimento. Será bem procurada por jogadores de basquete?

  • Reprodução/Ebay

    Durma, mas não se mexa muito

    Se os solteiros da Oceania gostam de bastante espaço para dormir, no Reino Unido isto não é muito comum. Lá e em outros países como Noruega e Suécia, hotéis costumam oferecer aos hóspedes solteiros camas individuais bem estreitas, com apenas 75 cm de largura (!). Dá para dormir, só não pode se mexer muito... se não você corre o risco de amanhecer no chão!

  • Reprodução/MGMGrand

    Espaço de sobra

    E adivinha onde estão as maiores camas de casal no mundo? No país que ama o "king size", claro! Nos Estados Unidos existe a "Grand King Bed" (também conhecida como "Super King", "Athletic King" ou "Texas King") que mede, pasmem, 2,5 metros de largura! Para os mais espaçosos é possível pedir camas de até 3,60 metros de largura e 3 metros de comprimento (pensa no tamanho do quarto)! Nada mal, não?

  • Reprodução/Asto

    Não é a maior, mas é gigante

    Um pouco menor que a gigante "Grand King Size", a "California Bed" ou "California King Bed" também é bem comum nos EUA, sendo, atualmente, também encontrada em outros países como Austrália e Nova Zelândia. Mede 1,83 metro de largura por 2,13 metros de comprimento.

Tabloide